Cara de inverno na sua casa

Inverno. Aquela estação elegante e que propicia usar botas, mantôs, tomar vinhos e descansar sobre edredons. Lindo. Em filme.

Na verdade o inverno é pesado muitas vezes para quem mora em climas menos temperados. Inverno pede muita roupa quente, pede proteção para as casas. Os mais afortunados podem ter lareiras, pisos aquecidos ou mesmo condicionamento mecânico. Sim, os nossos splits esquentam e refrescam, já que moramos em um local que faz muito frio, mas também faz muito calor. 

Winter interior
Fonte
Mas quando faz frio, é muito úmido também. As nossas casas parecem precisar de uma preparação especial. Já falei sobre como preparar a casa para o inverno
Winter interior
Fonte
Algumas escolhas de material podem ajudar nesse clima mais aconchegante. As madeiras são um exemplo. Estando presentes em revestimentos, pisos, estrutura aparente ou apenas em algum detalhe ou mesmo em mobiliário, acrescentam aquele toque que aquece a alma da gente. Não sei a razão, talvez alguma memória ancestral que nos lembre as casas de madeira das histórias infantis ou a lembrança de tempos imemoriais onde esse material abrigava os seres humanos.
Winter interior
Fonte
As cores também ajudam a alegrar, embora os tons crus lembrem mais as lãs que eram tecidas em agasalhos. Tudo leva a querer ficar mais em casa. Elas se revestem de colchas, almofadas, cadeiras gostosas que lembrem abandono e leitura. Ou apenas um estar junto, olhando o crepitar do fogo nas lareiras.
Winter interior
Fonte
Particularmente gosto da combinação do cru, branco e preto com a madeira em ambientes mais invernais.
Winter interior
Fonte
E quem disse que inverno e áreas abertas e/ou externas não combinam? Casas estufa e amplas janelas envidraçadas abrem ao mundo e deixam o sol entrar, ao mesmo tempo que protegem das intempéries.
Winter interior
Fonte

Inverno

É tudo o que sinto

Viver

É sucinto

Paulo Leminski
Winter interior
Fonte
Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros