Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2015/06/05

5 ideias para fazer um escritório agradável para trabalhar

Um título desses tinha que me chamar a atenção e fui ler o que Mark Hirons tinha a propor para projetar ambientes de trabalho que sejam agradáveis, saudáveis e que integrem de maneira harmoniosa cinco princípios que tentarei resumir abaixo:

1: PROMOVER MOVIMENTO INTENCIONAL

Nada de ficar passivo o dia inteiro, sentado e teclando. Já aprendi nas aulas de ergonomia que é necessário que a gente faça intervalos para se movimentar. Justamente o que alerta nosso especialista:  "Alteração de postura e movimento a cada 20 minutos". Oferecer condições para essas mudanças de postura assim como locais de encontro ou de repouso é uma das premissas. Ele salienta o uso de elementos modulares flexíveis como uma boa maneira de promover isso. A ideia básica é fazer uma ambientação que propicie a mobilidade e o movimento pelo espaço propiciando um ambiente rico e vibrante que incentive interações entre as pessoas e criem condições para que essas andem pelo espaço. 
Escritório - areas de encontro

2: APRENDENDO COM OS CAMPUS: PLANEJAMENTO DE DESTINO


Segundo ele, uma boa dica seria se espelhar em conceitos de organização de campus universitários e seu planejamento estratégico de destinos, com setorização de atividades. Levando ao ambiente corporativo teríamos a "criação de um centro de conferências, espaços de recursos/inovação, salas de atividades físicas e/ou uma refeitório com ofertas de alimentos saudáveis", tudo isso disposto de maneira a favorecer uma circulação dinâmica das pessoas. Os espaços de trabalho também devem seguir a mesma lógica que facilite o movimento. E a oferta de espaços ao ar livre, seja pela localização das empresas, seja por espaços nela inseridos. 

Escritório - refeitórios

3: COMPREENDER OS PADRÕES DA BOA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL


Focar em estratégias que privilegiem padrões de construção e design que sejam ambientalmente mais coerentes com os nossos desejos e metas de um planeta mais sustentável deveria ser um dos pontos a implementar em um projeto corporativo. Existem variados estudos e cuidados com a qualidade de ar, economia, alimentos servidos, iluminação, conforto físico e mental em que as organizações podem se pautar nas exigências de seus projetos.

escritório - foco sustentabilidade


4: USAR MATERIAIS SAUDÁVEIS

Segundo o autor, os materiais que selecionamos para nossos ambientes físicos impactam em nossa saúde. Entender essa importância e escolher profissionais e escritórios que orientem na decisões de escolha para que sejam as mais corretas e que auxiliem na saúde do funcionário é uma boa decisão de empresas. 
Escritórios - escolhas de materiais sustentáveis

 5: PENSAR DE FORMA HOLÍSTICA: CONSIDERE SAÚDE MENTAL

Um ponto que achei super importante. Não focar apenas no bem estar físico, mas também na saúde mental e emocional do trabalhador. E um dos pontos fundamentais para isso é proporcionar luz natural. Ele aponta no artigo uma pesquisa de 2014 que concluiu que "os trabalhadores de escritório com mais exposição à luz natural no escritório dormem melhor, com melhor qualidade de sono, mais atividade física e melhor qualidade de vida em comparação com os trabalhadores de escritório com menor exposição à luz". Isso naturalmente influencia diretamente na produtividade no trabalho.

A criação de espaços sociais de encontro também é apontada como fator importante de saúde mental, assim como propiciar locais de descanso mais tranquilos. Ele enfatiza também que a criar condições para que as pessoas possam se concentrar em suas tarefas também ajuda na concentração e produtividade.


Escritórios - espaços de descanso

Já abordei aqui no blog vários espaços de trabalho corporativo com esses enfoques, as figuras que usei no texto vieram dessas postagens. Há muito já passou o conceito de que trabalho repetitivo e monótono é o padrão da produtividade. Proporcionar condições de trabalho mais ricas, com atenção a detalhes que façam os funcionários se sentirem melhor, resultará em ganhos para as empresas em forma de trabalho mais focado e pessoas mais saudáveis.   



Curta no Facebook  Assine no Flipboard 

Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More