Sissi, a Imperatriz, foi parar na Cidade Baixa

Studio Clio - Cidade Baixa
Esse sábado fui a mais um banquete cultural no Studio Clio sobre Sissi, Imperatriz da Áustria, ministrada pela Renata Fratton e com gastronomia de Leonardo Magni e Liliana Andriola. Veja AQUI mais posts sobre minhas experiências ali.

O Studio Clio é um charmoso centro cultural, localizado no também charmoso bairro Cidade Baixa em Porto Alegre. Fica em uma casa de esquina onde funcionava o estúdio do fotógrafo Flávio Del Mese. O Flávio inaugurou uma maneira muito criativa de nos fazer viajar junto com ele. Em uma época em que as viagens, reais ou virtuais, eram mais complicadas, ele incursionava por países e nos mostrava em um show de slides a sua visão sobre eles. Tudo isso em um auditório nessa casa aí de cima e com o seu bate papo. Esse local foi reaproveitado e ampliado pela visão de Francisco Marshall & Cia e se tornou um marco nessa cidade: um centro de Artes Humanísticas, que já tem sete anos e navega em pleno sucesso! 

A Cidade Baixa é um caso a parte em Porto Alegre. Bairro boêmio, perto da universidade federal, acaba por abrigar uma massa de estudantes e pessoas que curtem seus bares, seus bistrôs, seus centros culturais, musicais e suas ruas arborizadas e ainda não tão adensadas.
Eu tenho uma memória afetiva bem grande por vários locais desse bairro. Nesse beco aí de cima, a Leão XIII, moravam amigas de faculdade. Uma república de mulheres que abrigavam amigas e viram festas, viram sonhos, viram dúvidas e descobertas. 

Rua da República - Cidade Baixa
Minha família tem paragens pela Rua da República onde morava tia Julieta, uma das Mulheres que me Arquitetaram, e onde minha mãe também morou em sua juventude. 
 Cada rua, cada esquina, traz lembranças de um bairro que ainda consegue manter suas características de quase cidade de interior que tanto nos encantam, nós que vivemos na urbe. A travessa do Venezianos é um oásis de tranquilidade no meio do bairro e abriga um conjunto de casas restauradas e tombadas. 
Travessa dos Venezianos
Em frente ao Museu Joaquim Felizardo, um trecho de casas revitalizadas em cores, restauros e postes antigos de iluminação criaram um poito de bares e bistrôs que atraem a população. 
Joâo Alfredo revitalizada
E querem saber mais sobre o banquete ? Pois vejam o que diz o site do Studio   Clio

"Consorte do imperador Franz Jospeh da Áustria, Elisabeth de Wittelsbach, ou simplesmente Sissi, foi uma mulher a frente de seu tempo: amante das letras e das viagens soube driblar as rígidas imposições da família Habsburgo para viver de maneira livre. Porém, por trás de sua beleza singular, esconde-se uma personalidade sombria e uma mulher solitária, extremamente vaidosa e obcecada por sua forma física. A trajetória da imperatriz mais fascinante da Europa do século XIX será tema deste banquete conduzido pela prof. Renata Fratton. Gastronomia a cargo dos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola daMandarinier."


Cardápio

Coquetel de boas-vindas
Salada grega
Bolo de caco com carne de vinho
Gnocchi com bacalhau

Entrada
Terrine de fígado de pato com avelãs

Harmonização: Bordeaux Supérieur Château Belle Croix, Bordeaux – França

Prato principal
Filé mignon com crosta de ervas acompanhado de purê de obatzda (purê de batata com queijo camembert)

Harmonização: Spätburgunder (Pinot Noir) Anselmann, Pfalz – Alemanha

Sobremesa
Torta Dobos

Harmonização: Espumante Hórus Extra Brut, Serra Gaúcha – Brasil


Deu água na boca ???? Pois é...fique atento para os próximos. Veja AQUI a programação

Fotos

Comentários

  1. Prima, muito linda a reportagem que voce fez sobre o Banquete da Imperatriz Sissi e também sobre o Bairro Cidade Baixa ónde mora maior parte da minha familia mais próxima.Linda a nova foto que postastes e, muita habilidade em escrever, tanto que poderias abraçar também o Jornalismo, como tantas outras profissões pelo talento e inteligencia.
    Beijos
    José Antonio

    ResponderExcluir
  2. Obrigada José Antonio ! Adorei te ler aqui ! Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros