13 dicas para uma decorar uma sala com pouco dinheiro

Não está fácil para ninguém é um chavão nem sempre verdadeiro. Ninguém quem, cara pálida? Para os que vivem de salário apertado ou para quem é pequeno empresário sobrevivente em tempos difíceis. Ou para a grande maioria das pessoas que precisam ter um ambiente bacana nas suas salas, mas com poucos gastos. Mas lembre-se que orçamento apertado ou limitado não significa o que a gente chama de economia torta. Leia mais sobre isso na postagem Bom, bonito e barato II. Vamos então para as 13 dicas para uma decorar uma sala com pouco dinheiro

1. Seja criativo e use o que você tem. 
Olhe com carinho e muito foco para as peças que você possui e pode aproveitar. E aí se torna bem palpável que peças boas duram mais. Um sofá em bom estado, uma mesa de boa resistência que possa ser modernizada com cadeiras novas, ou mesmo renovadas com troca de revestimentos.  


2. Pesquise e compare preços
Sempre necessário. Pesquise, olhe, compare. Lembre que bons preços podem ser encontrados em lojas outlet, onde bons produtos podem ser encontrados com preços bem mais acessíveis. Empórios de decoração também podem ser garimpados para achar acessórios. Mas tenha o cuidado de saber o que quer e como vão combinar, para não comprar móveis ou adornos que não falam entre si.   

3. Considere a iluminação
Iluminação é um aspecto importante de qualquer decoração, pois ajuda a criar o ambiente desejado. Uma boa iluminação pode realçar os detalhes da decoração, enquanto uma má iluminação pode deixar a decoração parecer desbotada e sem vida. Quando se trata de decoração de sala econômica, a iluminação pode ajudar a destacar os elementos-chave da decoração, permitindo que você economize em outros elementos. (Minha amiga AI resumindo e mandando bem sobre a importância de pensar com carinho nas luminárias e efeitos desejado que valorizem sua sala)  


4. Escolha móveis multifuncionais. 
Uma dica clássica! Móveis que podem servir para várias funções sempre valorizam e são curinga em uma decoração de ambientes. Uma mesa de centro que possa ser usada como mesa de jantar. Um espelho que esconda uma mesa que possa ser aberta. Há vários meios de aproveitar espaços pequenos de forma criativa e barata.


5. Crie um ambiente aconchegante
Não esqueça que salas são para serem usadas de maneira funcional e agradável. Portanto o projeto deve contemplar o conforto e a beleza. Pense em móveis que serão usados e não apenas olhados. Sente nos sofás antes de comprar, atente para as circulações e não entulhe sem necessidade. 



6. Utilize cores claras.
Cores claras sempre dão a sensação de amplitude aos ambientes. Não quer dizer que não possa apostar em tons mais fortes em alguma parede ou detalhe. Não esquecendo que tintas mais coloridas custam, em geral, mais caro que as claras.   


7. Aposte nas texturas
Um detalhe em papel de parede ou uma colcha colorida sobre um sofá neutro sempre dão um toque de vida sem encarecer muito. 


8. Invista em peças-chave
Se for comprar móveis ou adornos, faça um balanço de onde pode gastar um pouco mais. Investir em uma poltrona ou cadeira especial pode valorizar bastante a sua sala. Um quadro ou mesmo um vaso interessante com plantas pode ser o diferencial que vai valorizar a decoração de sua sala. 

 

9. Pense fora da caixa
Nada precisa ser muito combinadinho. Um sofá tradicional pode ser usado com cadeiras coloridas. A cristaleira antiga da vovó pode estar ao lado de uma peça bem mais moderna e ousada. Quer mais inspiração? Leia a postagem Think outsid of the box- sua casa mais ousada



10. Dê personalidade à sua sala
A sua sala não precisa ser um padrão de revistas ou instagrams da vida. Coloque personalidade, dê um tom que seja criativo e espelhe a sua realidade e a sua vontade.



11. Reaproveite o que você tem
Enfeites podem ser reavaliados. Móveis podem ser renovados. O reaproveitamento é importante em uma decoração de sala econômica porque permite que você economize dinheiro e materiais. Além disso, o reaproveitamento também pode ajudar a diminuir o impacto ambiental da sua decoração.



12. Use as tendências a seu favor. 
Adorou a cor da moda? Use! Não existem regras em uma decoração que seja aconchegante, funcional e bonita com um orçamento apertado. Vale muita criatividade, muita garimpagem e usar de maneira inteligente o que está na moda. Lembre que decorações podem ficar datadas muito rápido se as tendências de anos ou épocas não forem usadas com sutileza.


13. Siga seu instinto.
Não esqueça, sua casa/suas regras. Um belo abajur pode compor com uma parede colorida (pinturas são uma das dicas clássicas de ousar com relativamente pouco dinheiro). Um aparador vintage pode virar uma mesa de jantar ou uma bancada de refeições, usado em conjunto com cadeiras diferentes, não necessariamente iguais em modelo. Quadros nas paredes ajudam a compor harmonia em uma sala com poucos móveis. Afine o olhar e garimpe!


Imagens: Pinterest



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros