MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

John Lautner - um arquiteto que aliou beleza à funcionalidade

Walstrom House

Gosto de pesquisar casas com um toque de aconchego e que possam servir de inspiração para futuras residências compartilhadas com amigos, e esta imagem me chamou a atenção no pinterest. Pensamos em algo no estilo Tiny Houses, mas não descartamos ideias incríveis como as desta casa. Olhando o interior, me apaixonei e fui em busca de mais informações sobre ela e seu autor. Foi assim que descobri John Lautner.

 Walstrom House - foto de Jon Buono
Esta casa de madeira, batizada de Walstrom House, foi construída em 1969, em Santa Monica, na Califórnia. Seu arquiteto foi John Lautner, um dos primeiros aprendizes de Frank Lloyd Wright, no primeiro grupo de Taliesin Fellows.

Nascido em 1911, e sendo sua mãe, Catheleen Gallagher, desenhista de interiores e talentosa pintora, a teve como influência na sua opção pela arquitetura. 

Sua carreira foi marcada por grandes aprendizados. Além do mestre FLW, também manteve parcerias com Samuel Reisbord, Whitney R. Smith e Douglas Honnold.  

Em 1970, foi nomeado Fellow do American Institute of Architects for Excellence in Design e também recebeu a medalha de ouro da AIA de Los Angeles em 1993.

Morreu em plena atividade em 1994, aos 83 anos.

Sua arquitetura era vanguardista, e aliava beleza à funcionalidade

Um resumo da biografia de um arquiteto instigante. Obvio que devemos lembrar que a sua produção arquitetônica foi no século passado e que algumas de suas obras lembram obras de outros arquitetos. E aqui não falamos em plágio, mas em ideias que eram vigentes entre os profissionais mais ousados da época. 

Interessante analisar que em uma breve vista d'olhos sobre suas casas, encontrei obras robustas como a Chemosphere House e delicadas como a Pearlman Cabin.

Por obvio aqui não traço um estudo aprofundado sobre este profissional, apenas lanço uma semente de curiosidade para quem queira conhece-lo melhor.

“Chemosphere” House : 1960 : By John Lautner.

“O objetivo da arquitetura é melhorar a vida humana.” John Lautner
Casa Garcia - 1962

"Lautner acreditava que se há uma tecnologia ou material melhor para usar, então você deveria fazer isso. Ele era um purista." - Mcllwee
Desenhos de John Lautner


John Lautner | Assymetrical House


John Lautner - Pearlman Cabin, 1957 Idyllwild, CA


 Documentário : Spirit In Architecture : John Lautner

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros