Dicas para economizar na conta da luz

 


Não bastasse os sustos do ano, os gastos do fim dele (ufa!) que não são apenas presentes, mas impostos, 13°, etc, etc, vamos ter também bandeira vermelha nas contas de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica já tomou essa decisão, que começa a vigorar no começo de dezembro. 

O verão se aproxima com promessas de muito calor, estamos usando muitos aparelhos em casa para manter nossa rotina e trabalho seguindo. Então o que podemos fazer para economizar e não levar (tanto) susto na hora de pagar a conta?   

Consciência

Em primeiro lugar: consciência. Parece básico, mas não é. Sabe aquele ato automático de abrir a geladeira e ficar pensando no que vai comer? Ou beber? Não faça. Deixar acesas luzes em ambientes onde ninguém está. Apague. Lembro sempre do meu pai que nos incutiu essa cultura do não desperdício desde pequenos. Assimile e passe adiante.


Splits e ar condicionado


Este será um verão atípico porque muitas vezes teremos que abrir mão de ventilação mecânica em função da pandemia, mas se for indispensável, deixe as temperaturas dos aparelhos em 23°. O aparelho funciona de maneira mais equilibrada, sem precisar usar a potência máxima.  

Limpe os filtros. 

Prefira aparelhos que gastem menos. Os com tecnologia inverter são bem mais econômicos que os tradicionais.

Proteja o ambiente com cortinas ou persianas para que o sol não incida nos horários mais quentes. 


Eletrodomésticos


Lembram da dica da geladeira lá do início? Nada de portas abertas sem necessidade. Pense antes, seja pró ativo e seu bolso vai agradecer.

Cuide para que os refrigeradores estejam com as borrachas de isolamento em dia. Em tempo, já me meti a trocar uma e digo para vocês que é até possível fazer em casa, mas eu recomendo chamar um técnico porque é bem trabalhoso. Acredito muito no trabalho de quem sabe o que faz.  

Não encha de congelados que obstruam as saídas de ar! 

Não sequem roupas na parte de trás das geladeiras! 

O ar tem que circular internamente, então não precisa forrar, tá.


Eu sei que fornos elétricos, microondas e as panelas tipo airfreyer são maneiras super práticas de cozinhar. Mas não esqueçam de gastam energia. Então racionalizem. Muito. 

Não deixem aparelhos ligados sem necessidade. Se possível, retirem os da tomada após o trabalho. Lembre que o modo stand-by significa que estão ligados e gastando energia.  

Banho

Confesso, meu ponto falho. Sou privilegiada e moro em um prédio com caldeira a gás e não aprendi a poupar tempo de banho. Então não sigam meu exemplo, principalmente se usar chuveiro elétrico.

Meu pai aprendeu numa cartilha escolar da infância a abrir o chuveiro, se molhar, fechar e se ensaboar. Depois ligar de novo. É altamente recomendável, além de usar a temperatura na posição verão. O bolso agradece.

Outra boa dica é sempre limpar as saídas de água dos chuveiros. Elas vão entupindo com o uso e acabam por fazer com que a vazão de água seja menor.


Lâmpadas


Trocar as lâmpadas normais por LED ajuda bastante na economia, há estimativas de que podem economizar cerca de 80% no comparativo. 

Leia também:



No mais use máscaras, evite aglomerações, fuja de ambientes refrigerados públicos, deixe as janelas abertas do carro. Este não será um verão típico e além de ter consciência com o bolso, há que se ter com a convivência social.

Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros