10 maneiras simples de poupar energia

Um breve resumo sobre um artigo que li na web que fala sobre maneiras de poupar energia e reduzir (ou eliminar) o gasto com ar condicionado.

Use toldos

Os toldos ajudam a reduzir o calor vindo do sol e até o seu mobiliário irá agradecer pelo seu uso. Estima-se que esse uso possa se transformar em uma poupança de energia da ordem de 26 por cento em climas quentes e 33 por cento em climas mais temperados.

Plante árvores

Desde os tempos da faculdade já aprendi que uma árvore é um excelente dispositivo para sombrear uma casa no verão e se tiver folhas caducas, vai permitir que ela receba calor no inverno. Além de embelezar o seu jardim. Estudar a sua localização para que traga maiores benefícios ou projetar levando em conta árvores preexistentes pode influir na conta mensal de energia posteriormente.

Plante trepadeiras

Segundo o artigo, Frank Lloyd Wright disse "Um médico pode enterrar seus erros mas um arquiteto só pode aconselhar seus clientes a plantar videiras." Hoje vemos cada vez mais modernas casas usando conceitos como paredes verdes e usando jardineiras e fixação em fios de aço para apoiarem trepadeiras como heras. Essas plantas crescem rapidamente e tem um efeito imediato no micro clima interno.

Projete bem suas janelas

As janelas de sua casa não são apenas olhares para o mundo, mas um meio fundamental de troca com o meio ambiente. E principalmente de ventilação. Bem projetadas podem poupar bastante em condicionamentos artificiais e ajudar a reduzir sua pegada de gastos no planeta.  
 Efeito chaminé
Aproveitar a ventilação cruzada, usar janelas altas para abrir no verão e dissipar o ar quente que sobe, aproveitar o efeito de Bernoulli para criar o efeito chaminé onde o movimento de ar do lado de fora de uma casa ajuda a criar uma diferença de pressão que expulsa o ar quente para cima, seja através da chaminé, seja através de janelas altas bem posicionadas são recursos arquitetônicos que devem ser usados.
Veja mais sobre ventilação natural AQUI

Use um ventilador de teto

Esse já é bem conhecido e bastante usado. Cai  bem em todas as decorações, existindo os mais variados modelos que usam o mesmo princípio de que o ar em movimento evapora a umidade de sua pele e ajuda a mantê-la fresca.
É considerado umas das 25 Maneiras de Salvar o Planeta, citadas na entrevista que originou o artigo. E podem trabalhar em conjunto com ar condicionado, já que ajudam a manter a temperatura fresca. E no inverno, usando no modo exaustor, ajudam a espalhar o ar quente que se encontra mais perto do forro. Um coringa de verdade.  

Instale Persiana Externas

Persianas realmente são uma tecnologia simples que garante um resultado surpreendente em termos de ventilação, segurança, proteção e sombreamento.

Promova a ventilação do sótão ou forro

Apenas mover o ar e ter uma boa ventilação poderia eliminar a necessidade de um ar condicionado a maior parte do tempo. Use e abuse de recursos de projeto que garantam a circulação do ar no forro.

Não abuse do fogão dentro de casa

O uso de fogões aumentam, e muito, a temperatura interna de sua casa. Abuse de comidas cruas ou que tenham um tempo de cozimento pequeno. Além de poupar energia para refrigerá-la depois, provavelmente sua silhueta vai agradecer.

Seja esperto onde colocar seu dinheiro e energia.

O gráfico abaixo da Florida Solar Energy Center já diz tudo. Apenas 7% da carga de refrigeração vêm através das paredes. Uma boa calafetagem e um bom toldo ajudam a determinar a quantidade de calor que deve entrar ou não. Poupe energia.

Pinte seu telhado

Da mesma forma que mais neve reflete os raios UV, as cidades estão agora a dar os telhados brancos uma segunda olhada como uma forma esfriar as cidades e combater as alterações climáticas. O Los Angeles Times relata que a Conferência de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas alertou que, se os edifícios e pavimentos em 100 das maiores cidades dos EUA  fossem cobertos com superfícies mais leves e reflexivas ao calor a economia pode ser enorme. Em 2009 já falamos disso AQUI.
Como se vê são atitudes simples e que podem ajudar o planeta. Faça sua parte.

Comentários

  1. Post muito útil. Sempre fico atenta as suas dicas.

    Boa Noite!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que post bacana!

    Que tal ir aumentando a lista?

    Já começo com uma contribuição: converse com o síndico do seu edifício, e troque o piso ou acabamento do seu elevador (se este foi feito em pedra, ou outro material pesado), por algum acabamento leve.

    Com o usual acabamento em granito ou mármore, um elevador consome tanta energia, como se carregasse mais uma pessoa o tempo inteiro...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros