Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Foto de arquitetura premiada


Um tempo atrás, não muito, mas antes da pandemia, li sobre um desafio para um concurso de fotografias arquitetônicas pelo portal Architizer. Era o 
2020 One Photo Challenge.

Um adendo para falar sobre fotos e arquitetura. São lindas, é uma forma de expressão artística que valoriza as obras dos arquitetos, além de ser uma forma de venda impressionante. Mas se forem reparar bem, as fotos em sua maioria retratam espaços sem pessoas. É como se fossem maquetes 3D feitas na realidade. 

A presença das pessoas sempre traz o aspecto de humanidade, de mundo real, de escala às fotos. Desperta emoções que a simples presença dos prédios não o faz. Vejam o exemplo de uma das duas vencedoras que está acima. É da categoria Não Aluno: “Women Gather” de Bruce Engel ( BE_Design ).

O ângulo em que foi tirada e a presença das pessoas valorizam o projeto de Sharon Davis Design, o Centro de Oportunidades para Mulheres. Um centro multifuncional que ajuda mulheres vítimas de guerra em Ruanda. Os tijolos que conformam esse local fotografado foi produzido pela cooperativa feminina e o local ajuda a que mais mulheres possam, através de um espaço projetado por mulheres, seguindo técnicas tradicionais da região, executado por mulheres, e usado para que elas possam aprender em um local seguro e que lembra de certa forma um útero que gera vida.

“A arquitetura na fotografia não pode permanecer impessoal; não podemos confiar na luz e no ângulo perfeitos, precisamos mostrar o inesperado e contar uma história. ” Ema Peter - jurada

Leia também:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros