Dicas baratas para automatizar sua casa

automação

Bacana poder ligar uma luz ou um ventilador do celular, não? Uma possibilidade que já era estudada desde muito, com as primeiras pesquisas sobre as chamadas edificações inteligentes e a domótica
o termo Domótica (residência automatizada) seria a residência unifamiliar que reuniria integradamente os controles de consumos de água, luz, segurança, comunicação, entre outros, que hoje são feitos isoladamente. A Domótica têm sido muito discutida na França,(Santin,1994), onde recebe o incentivo do governo, tendo este o objetivo de atuar no sentido de melhorar as condições de vida dos cidadãos, necessidades levantadas em pesquisa junto à população. Como o uso de sistemas interligados é ainda muito oneroso para grande parte da população, e tendo em vista o seu alto impacto social, em termos de reduções energéticas, auxílio para idosos e deficientes na sua ligação com vários locais, o governo tem atuado no sentido de fomentar a produção industrializada destes sistemas, de modo a ampliar o leque de usuários.

Hoje, com o uso de gadgets para tomadas e lâmpadas, por um preço bastante acessível, podemos ter muito mais comodidade, sem ter a necessidade de grande obras elétricas, nem em quebrar paredes para passagem de fios.   

No vídeo abaixo podemos ter uma aula divertida com as possibilidades de fazer com as nossas casas fiquem mais automatizadas de forma econômica e sem muito trabalho. 


Agora uma pequena reflexão: é legal sim poder colocar uma luminária cheia de bossa no forro ou controlar as cenas com cores de maneira bem tranquila com o celular (ou smartphone, se preferirem), mas na verdade para grande parte das pessoas é apenas um joguinho bacaninha. A grande utilidade desse tipo de ajuda é na acessibilidade das muitas pessoas que tem dificuldades de locomoção, seja por idade, seja por doenças, em que poder controlar vários aspectos da casa de um só local pode significar muito mais autonomia e qualidade de vida.

Aqui vai a referência do primeiro interruptor citado no texto : Sonoff Interruptor Wifi - Automação Residencial, Funciona com Alexa

PS: o funciona com Alexa é para lembrar que pode ser acionado por comando de voz se houver um em casa.

Nos siga também nas redes sociais


Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros