MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Geometria do Design - indicação de livro


Compreender como a geometria é aplicada ao design e como se revela nas formas escolhidas por grandes criadores, é a temática de Geometria do Design, um livro primoroso no conteúdo e forma, que faz uma análise da composição geométrica de 40 designs de cartazes, produtos e edifícios que marcaram época e os explica "por meio de uma revisão esclarecedora dos sistemas clássicos de proporções (como a seção áurea, a sequência de Fibonacci, os retângulos de raiz, o conceito de razão, a relação entre as formas e os traçados reguladores)". 

"A geometria (em grego antigo: γεωμετρία; geo- "terra", -metria "medida") é um ramo da matemática preocupado com questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades dos espaços. (Wikipédia)


A autora, Kimberly Elam é designer gráfica e professora do departamento de Comunicação Gráfica do Ringling College of Art + Design de Sarasota, na Flórida (EUA), inicia com uma introdução onde escreve sobre as proporções humanas e da natureza. Os exemplos de Leonardo Da Vinci e Albert Dürer são mostrados e analisados em suas proporções geométricas. E as formas da natureza , tão extraordinárias, são também vistas no livro com suas proporções geométricas.


Prédios de Arquitetura também são abordadas de forma gráfica, passando a mostrar como se constroem as proporções célebres como a seção áurea, retângulos de raiz, como se faz a análise virtual e geométrica do design.

Após essa elaborada introdução, passa para análise das 40 peças entre cartazes, quadros, construções, peças de mobiliário e de uso doméstico ou laboral. Uma viagem que nos abre caminhos de conhecimento para entender como se dá a elaboração de peças icônicas e como as percebemos com tanta harmonia. 




A leitura é enriquecedora e o material gráfico do livro, com transparências nos ajuda a compreender como essa interação entre simetria e equilíbrio visual enriquece o desenvolvimento dos produtos. E como a aplicação destes princípios pode enriquecer nossos projetos. 



Editoral Gustavo Gili

Descrição técnica do livro:
17.5 x 21.5 cm
144 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584521081
Brochura
2018


Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros