Geometria do Design - indicação de livro


Compreender como a geometria é aplicada ao design e como se revela nas formas escolhidas por grandes criadores, é a temática de Geometria do Design, um livro primoroso no conteúdo e forma, que faz uma análise da composição geométrica de 40 designs de cartazes, produtos e edifícios que marcaram época e os explica "por meio de uma revisão esclarecedora dos sistemas clássicos de proporções (como a seção áurea, a sequência de Fibonacci, os retângulos de raiz, o conceito de razão, a relação entre as formas e os traçados reguladores)". 

"A geometria (em grego antigo: γεωμετρία; geo- "terra", -metria "medida") é um ramo da matemática preocupado com questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades dos espaços. (Wikipédia)


A autora, Kimberly Elam é designer gráfica e professora do departamento de Comunicação Gráfica do Ringling College of Art + Design de Sarasota, na Flórida (EUA), inicia com uma introdução onde escreve sobre as proporções humanas e da natureza. Os exemplos de Leonardo Da Vinci e Albert Dürer são mostrados e analisados em suas proporções geométricas. E as formas da natureza , tão extraordinárias, são também vistas no livro com suas proporções geométricas.


Prédios de Arquitetura também são abordadas de forma gráfica, passando a mostrar como se constroem as proporções célebres como a seção áurea, retângulos de raiz, como se faz a análise virtual e geométrica do design.

Após essa elaborada introdução, passa para análise das 40 peças entre cartazes, quadros, construções, peças de mobiliário e de uso doméstico ou laboral. Uma viagem que nos abre caminhos de conhecimento para entender como se dá a elaboração de peças icônicas e como as percebemos com tanta harmonia. 




A leitura é enriquecedora e o material gráfico do livro, com transparências nos ajuda a compreender como essa interação entre simetria e equilíbrio visual enriquece o desenvolvimento dos produtos. E como a aplicação destes princípios pode enriquecer nossos projetos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros