Geometria do Design - indicação de livro


Compreender como a geometria é aplicada ao design e como se revela nas formas escolhidas por grandes criadores, é a temática de Geometria do Design, um livro primoroso no conteúdo e forma, que faz uma análise da composição geométrica de 40 designs de cartazes, produtos e edifícios que marcaram época e os explica "por meio de uma revisão esclarecedora dos sistemas clássicos de proporções (como a seção áurea, a sequência de Fibonacci, os retângulos de raiz, o conceito de razão, a relação entre as formas e os traçados reguladores)". 

"A geometria (em grego antigo: γεωμετρία; geo- "terra", -metria "medida") é um ramo da matemática preocupado com questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades dos espaços. (Wikipédia)


A autora, Kimberly Elam é designer gráfica e professora do departamento de Comunicação Gráfica do Ringling College of Art + Design de Sarasota, na Flórida (EUA), inicia com uma introdução onde escreve sobre as proporções humanas e da natureza. Os exemplos de Leonardo Da Vinci e Albert Dürer são mostrados e analisados em suas proporções geométricas. E as formas da natureza , tão extraordinárias, são também vistas no livro com suas proporções geométricas.


Prédios de Arquitetura também são abordadas de forma gráfica, passando a mostrar como se constroem as proporções célebres como a seção áurea, retângulos de raiz, como se faz a análise virtual e geométrica do design.

Após essa elaborada introdução, passa para análise das 40 peças entre cartazes, quadros, construções, peças de mobiliário e de uso doméstico ou laboral. Uma viagem que nos abre caminhos de conhecimento para entender como se dá a elaboração de peças icônicas e como as percebemos com tanta harmonia. 




A leitura é enriquecedora e o material gráfico do livro, com transparências nos ajuda a compreender como essa interação entre simetria e equilíbrio visual enriquece o desenvolvimento dos produtos. E como a aplicação destes princípios pode enriquecer nossos projetos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

Não pude brincar com isso por ser menina, sabe o que?