MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Fazedores de paredes - construindo com resíduos uma arquitetura sustentável e econômica

Nas minhas garimpagens descobri este site os indiano chamado "Wallmakers" que em uma tradução literal seria algo como fazedores de paredes. O conceito deles é fazer uma arquitetura que resgate as tradicionais técnicas de construção feitas com materiais naturais, entre eles a lama e também aproveitar os resíduos da natureza e da construção.


Chirat, esta bela residência em Pala, foi feita privilegiando a luz e de como uma nova visão sobre as técnicas tradicionais pode ser renovadora.
As paredes foram feitas com SHOBRI (Shuttered Debris Wall ) , material patenteado por eles que mistura cimento, solo e resíduos variados.

Os arquitetos salientam quehoje menos de 30% da população mundial vive em construções feitas de terra, embora seja um material mais sustentável e durável" e atribuem isso à industrialização e à demanda por construções usando cimento, em geral uma arquitetura que se baseia em modelos importados e que fogem à tradicional cultura local.

Aprender a construir com o resíduos e resgatar técnicas tradicionais é o mote do trabalho do arquiteto Vinu Daniel, fundador do Wallmakers em 2007.


Veja também:


Biocycler - reconstruindo novas habitações a partir de resíduos


Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros