6 de nov de 2018

Fazedores de paredes - construindo com resíduos uma arquitetura sustentável e econômica

Nas minhas garimpagens descobri este site os indiano chamado "Wallmakers" que em uma tradução literal seria algo como fazedores de paredes. O conceito deles é fazer uma arquitetura que resgate as tradicionais técnicas de construção feitas com materiais naturais, entre eles a lama e também aproveitar os resíduos da natureza e da construção.


Chirat, esta bela residência em Pala, foi feita privilegiando a luz e de como uma nova visão sobre as técnicas tradicionais pode ser renovadora.
As paredes foram feitas com SHOBRI (Shuttered Debris Wall ) , material patenteado por eles que mistura cimento, solo e resíduos variados.

Os arquitetos salientam quehoje menos de 30% da população mundial vive em construções feitas de terra, embora seja um material mais sustentável e durável" e atribuem isso à industrialização e à demanda por construções usando cimento, em geral uma arquitetura que se baseia em modelos importados e que fogem à tradicional cultura local.

Aprender a construir com o resíduos e resgatar técnicas tradicionais é o mote do trabalho do arquiteto Vinu Daniel, fundador do Wallmakers em 2007.


Veja também:


Biocycler - reconstruindo novas habitações a partir de resíduos


Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest