Desenhar o movimento e a anatomia artística

Sempre gostei de desenhar. Quando era pequena, fazia aqueles garranchos costumeiros de casas e sóis. Depois, mais crescida, comecei a copiar (ou a tentar fazer isso) imagens de livros. Mas nunca fiz um curso de desenho ou tive à disposição nessa época livros que me ensinassem as técnicas para desenhar.

Ao receber estes dois livros, confesso que me senti desafiada. 

O primeiro sobre DESENHAR O MOVIMENTO me surpreendeu de maneira única. Um livro sobre desenho feito com uma bela expressão gráfica e explicações poéticas que mostram de forma muito direta "como fazer com que aquilo que está fixo sobre o papel tenha movimento?"   

São 12 capítulos sobre técnicas e maneiras de conferir a ilusão do movimento ao fixo. E tudo isso demonstrado com belas ilustrações e com palavras que tem ritmo.   


Um livro para se ler com prazer e para se ter por perto como um manual para os desenhos de movimento.

O outro livro que recebi é um pouco menor em tamanho. Ele ensina também de modo gráfico como desenhar o corpo humano de forma esquemática. Chama-se ANATOMIA ARTÍSTICA 2. 

Mas não se enganem com o tamanho pequeno do livro, ele é repleto de conteúdo tanto gráfico como teórico.

Os autores partem da observação do corpo humano, suas complexidades, seus músculos e proporções para começar o desenho por formas básicas e simples. Esferas, retângulos, cones, quadrados esquemáticos se transformam em figuras com rostos, membros e movimento. 

Eu que sempre tive dificuldades com a figura humana e sua representação, já estou com um caderninho de desenho, lápis e vontade de treinar.  


Treinar. Repetir. Aprender. Perseverar. Os livros apontam caminhos, o caminhante deve dar o primeiro passo, depois o segundo, o terceiro....

Se quiser saber mais sobre os livros leia nos links abaixo 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais 
Nos siga também nos outros canais

snapchat: arqsteinleitao 


Comentários

  1. Muito interessante!!! Gostaria de saber o método de se estudar desenho com esses livros ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois livros exemplificam como aprender os exercícios. Depois é treinar e treinar. Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros