Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

8 exemplos de uso de contêineres - você vai gostar

Conversas entre arquitetos sempre geram boas dicas e uma delas foi o vídeo lá de baixo que o Oscar Muller com oito (bons) exemplos de construções e usos que o container pode ter na arquitetura.
Um contentor ou contêiner é um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc. É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais. Tem como característica principal constituir hoje em dia uma unidade de carga independente, com dimensões padrão em medidas inglesas (pés).(wikipédia)
Mas e por que essas caixas de metal se tornaram tão procuradas e utilizadas hoje em dia? Porque são fortes, resistem à grandes cargas, tem um vida útil de quase cem anos, mas como sua utilização permitida no mar é curta (8 anos) acabam sendo descartados muito cedo. Foi pensando em reaproveitar o que antes era descartado que levou muitos arquitetos à proposição de variados usos para esses recipientes de metal. Já escrevi várias postagens com outros exemplos que podem ser encontradas AQUI.

Vamos os exemplos do vídeo:

1-Uma habitação estudantil flutuante na Dinamarca, projeto que venceu um concurso pela sua solução versátil, barata e inovadora. Leia mais detalhes AQUI

2 - Piscinas - desde as usadas em casas até exemplos que podem ser deslocados e usados em forma temporária.



3 - Carrol House - uma residência inusitada onde os conteineres sofreram cortes estratégicos assumindo uma forma angular que proporciona ganhos internos.

.

4-  A Estação Polar Indígena Bharathi permite que vários tipos de pesquisa na Antártica.

 5- Mill Junction - quando silos se transformam em residência (acessível) para estudantes

 6 - Stack Pavilion - quando conteineres se formam em arquitetura temporária na China

 7- Container City - os mais variados usos com instalações modulares

 8 - Joshua Tree Residence - uma residência que parece saída de um filme de ficção.


Belos e inusitados exemplos do uso dessas estruturas metálicas. Podem não ser a panaceia que muito do seu elevado uso hoje leva a crer. Pode ser uma moda para alguns. Mas não deixa de ser uma forma econômica de reaproveitamento para soluções que exijam rapidez e custos relativamente baixos.



Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros