MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Fascínio das miniaturas

Miniaturas...uma fascínio para muitos. 

Nunca me detive a respeito da origem dessa síndrome de Gulliver em Lilipute. Gulliver é um médico que naufraga (coisa comum na literatura dos séculos passados) e vai cair em uma terra onde ele é um gigante e todos são minúsculos. As situações parecem divertidas vendo as dificuldades de se adaptar aos ambientes e utensílios feitos para outra escala que não a dele. Que o digam as pessoas que fogem aos padrões considerados normais pela sociedade...Pois bem essa terra de Lilipute está envolta em uma guerra de duas facções que se digladiam e por aí vai a história que muitos devem fazer uma relação com a vida real. E era para o autor que retratou a disputa vigente na Inglaterra de sua época, entre os "whigs (liberais, que resistiam à ascensão de um rei católico) e os tories (conservadores e defensores do direito divino ao trono)".

Minúsculas peças de cozinha
Pois é, fugindo da ficção (?) e partindo para a vida real, encontramos muitos desses objetos que parecem vir de Lilipute em ofertas e em vídeos. Um que me chamou a atenção foi esse abaixo, em que é mostrado um processo singelo de fazer o café para uma minúscula xícara...



Não sei vocês, mas isso me encanta. Me lembra um tempo de mais delicadeza, onde os gestos sutis tinham mais lugar e onde se podia sonhar com mundos de quimeras e quem sabe, construir utopias.

Fonte
Não sem coincidência, que elas não existem e sim sincronias com as energias reinantes, fui escolhida pela arquitetura, essa profissão que brinca com as escalas, e onde podemos simular em maquetes, os ambientes que projetamos para a vida real. 
Fonte
 Talvez isso também explique esse meu olhar mais terno até sobre essas invenções que usam objetos do cotidiano para simular um mundo liliputiano que enxergamos como Gulliveres, em nossa ânsia de fazer um mundo todo certinho, ou pelo menos do jeito que achamos ser certo.
Fonte
 E aspiramos ter aquelas maravilhas do Design que jamais caberão em nosso orçamento na escala real, mas que podem estar em nossas estantes em sua forma mais pequeninha. E brincamos de ser "cult"
Fonte
 Brincamos de ter um mundo arrumado e organizado...
Fonte
Fonte
Um mundo talvez mais próximo ao que sonhamos quando pequenos.

E você? Curte miniaturas? Conta teus motivos para a gente!

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

  1. gostaria de saber onde posso adquirir peças de miniaturas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo das fotos, existem os links de onde foram tiradas. Talvez ali ajude a achar locais onde vendem miniaturas. Em bazares costumam ter também.

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros