MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Paredes interessantes - Inspiração na Ucrânia

A Arquitetura é uma profissão fascinante. Trabalha com espaços, moldando e adequando necessidades em plantas baixas, sejam de prédios ou de ambientes. Mas não basta resolver bem as circulações e peças e/ou mobiliário de modo a que se adeque ao programa de necessidades. Muitas vezes É no detalhamento que a poesia se revela com mais força.

Abaixo algumas inspirações de paredes super interessantes garimpadas em projetos lá de longe, da Ucrânia.

A Ucrânia fazia parte da antiga URSS e se tornou realmente independente há pouco tempo, após a queda do Muro de Berlim. Seu nome significa fronteira, é um país de muitas riquezas naturais e por isso mesmo alvo de muitas disputas políticas. 

Gosto de sua produção na área de interiores e já apresentei aqui alguns exemplos, entre eles uma charmosa reforma em um pequeno apartamento e Preto no Branco, uma ambientação usando essas cores.

E para mostrar que detalhes fazem toda a diferença vamos à alguns exemplos, muitos com reaproveitamento de materiais.
Apartamento na Ucrânia
Paredes de tijolos :  Reaproveitamento do material usado na construção com uma linguagem bruta mas harmoniosa e elegante com um toque contemporâneo. 
Studio Belenko
Inspiração no conceito: Pedaços de toneis usados para valorizar a parede de um bar.
Svoya Stùdio
Paredes verdes - Grandes painéis de verde tornam o apartamento mais vivo e aconchegante.
Kley Design Studio
 Estilo Industrial: Mix de tijolos e madeira de demolição unidas ao ferro tornam esse bar um ambiente muito charmoso. 
Design Interiores na Ucrânia
 Paredes lousas: Um uso mais que interessante em uma área que mescla uma criativa adega com nichos nas paredes à área de refeições com uma imensa parede lousa que une funcionalidade (para escrever as receitas e cardápios) à beleza de mensagens e adornos. 
Apartamento na Ucrânia
 Prateleiras com livros : haja espaço para guardar livros em casas de leitores. E por isso mesmo adorei a ideia de uma parede inteira com eles! E emoldurando as janelas. Muito interessante.
Studio DEnew
 Uso criativo da madeira: Grandes painéis com texturas e desenhos diferentes sempre acrescenta ao espaço. E vale o investimento. 
Alex Bykov
Lofts - Grandes espaços pedem projetos diferenciados. E os lofts se prestam muito para uma ambientação jovem e muito descolada.  
Inspiração em viagens
Recordações de viagens: E as inspirações podem vir também de viagens e das lembranças que trazemos. Tapetes ucranianos, pinturas de outras terras, objetos de confins...o que vale é a alegria que nos trazem e que fazem de nossas casas tão únicas! 


Nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest 
snapchat: arqsteinleitao  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros