MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Como nos velhos tempos - sustentabilidade afetiva em restaurante


Comer é um ato cada vez mais revestido de sentimentos. Lembranças de comidas da infância. Paladar afetivo. E é apostando nesse eterno buscar referências que surge a proposta dessa charmosa rede de padaria em seu restaurante em Novi Sad, na Sérvia. O Kao Nekad Restaurante & Bakery tem um nome que significa "como nos velhos tempos"....  


Os espaços mostram exatamente esse clima de história da gente e do afazer da padaria. Os clientes tem que passar pelo restaurante para chegar aos pães. Uma estratégia bem conhecida já que usada nos nossos super mercados. Colocar o produto chave ou os mais procurados em locais que façam com que os clientes percorram outras gondolas. E no caso dessa proposta, percorram o restaurante.  
 A escolha dos revestimentos passa pelos tons mais escuros, a madeira que sempre traduz aconchego e elementos que remetem à história da rede.
A iluminação mais intimista (embora com a luz necessária) complementam a sensação de volta à uma era menos agitada, menos tecnológica, mais artesanal. E creio que vende bem a ideia de qualidade mais requintada dos produtos.

Desenho: Slavica Djokovic
Fotografia: Dragana Dobric
 

Fonte

Leia também:

Nos siga também nas redes sociais 
Twitter  Flipboard  Facebook  Instagram  Pinterest  snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros