MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

9 ideias criativas para estantes

Estantes. Sejam para guardar livros ou adornos. Enfeitam e acrescentam em um espaço. E podem sim ser um elemento de destaque em termos de criação. Para servir de inspiração, separei alguns exemplos de como podem ser dispostas. 


 1- De canto: A quina, seja de paredes ou de prédios é sempre um elemento marcante e pode ser muito bem aproveitada. Em reformas ou projetos novos, pode servir de suporte para nichos, dependendo da espessura das paredes.  
 2- Final de móveis:Seguindo a ideia básica das quinas, os cantos de móveis podem ser aproveitados. Uma dica é que sejam delicados e com materiais que os realcem.
3- Escadas - Clássico aproveitamento. O que não precisa ser comum é o formato das escadas. Pensem em usar os degraus como nichos. Ideia muito legal para coberturas e home offices.  
 4- Cabeceira de camas - Criar um corredor que leve ao closet pode ser a deixa para uma estante atrás da cama que sirva também de cabeceira. Mas também funciona se está colada à parede.
5 - Espaço entre colunas - O também clássico aproveitamento do espaço entre coluna e parede pode ser usado de forma bem mais criativa que as simples prateleiras. O resultado pode ser o ponto focal de um espaço!
 6- Degraus de escada - Outra maneira de aproveitar escadas. Nesse exemplo quase uma sala de leitura com práticas luminárias para ajudar na leitura.
 7 - Mural prateleira - Para os que gostam de variar ou não tem muito espaço, um mural tanto pode ser um quadro, mostrar fotos, como se transformar em práticas prateleiras que podem ser usadas conforme a necessidade.
 8 - Escultura: Uma peça que realce o espaço onde se encontre. Bom para gateiros também.
9- Brincadeiras - Ideia muito bacana para lojas, escritórios descolados e quartos de adolescentes. Pinos que possam se transformar em formas variadas e instigar a criatividade dos usuários.

Leia também:


Gostou? Tem outras ideias? Conta prá gente!


Nos siga também nas redes sociais 
Twitter  Flipboard  Facebook  Instagram  Pinterest  snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros