Porto Alegre Moderna

Edificio Jaguaribe - Porto Alegre Arquitetura Moderna
Edifício Jaguaribe
Arquitetura moderna: para (re)conhecer Porto Alegre. Belo título para um almoço agradável, passeando pelas obras relevantes desse estilo arquitetônico. Foi a proposta da semana passada, em mais um almoço Clio, com palestra do colega Guilherme Essvein de Almeida.
Desconhecida por muitos, a arquitetura moderna em Porto Alegre pode surpreender pela qualidade e vasta trama de referências.
Em primeiro lugar cabe lembrar para quem não é da área que quando se fala em arquitetura moderna não estamos falando em nada de agora. O Modernismo foi um estilo do século passado e na arquitetura teve vários expoentes. No Brasil fomos muito influenciados pelo Mestre Le Corbusier.

No quadro abaixo alguns pontos básicos que nortearam as obras de arquitetura moderna.

5 pontos da Arquitetura Moderna
Fonte
Em Porto Alegre tivemos algumas influências de fora, principalmente do eixo Rio/SP mas também dos países do Prata com várias obras de arquitetos uruguaios. E um ponto que me chamou a atenção na palestra foi como a indústria imobiliária tirou partido da criatividade dos arquitetos gerando uma considerável produção de edifícios com expressivo valor arquitetônico. O edifício Jaguaribe na primeira foto é um belo exemplo. Mas não o único. 
Jockey Clube de Porto Alegre - Arquitetura Moderna
Jockey Club de Porto Alegre - Arquitetura Moderna
O grande balanço do Hipódromo do Cristal e os prédios da Ceasa traziam uma pujança estrutural para a capital gaúcha. E os concursos de arquitetura davam espaço para jovens arquitetos. Talvez com alguns prejuízos ao patrimônio como no caso do Palácio da Justiça que ocupa o local do prédio gêmeo do Teatro São Pedro, destruído em um incêndio na década de 40, e que foi o primeiro palácio moderno construído em Porto Alegre.    
Palácio da Justiça
Arquitetura Moderna em Porto Alegre
Sobre ele se disse que:
A notável modernidade do edifício introduziu uma nova escala e um novo estilo na cidade, até então marcada por edifícios institucionais neoclássicos ou ecléticos de baixa altura, paredes portantes, fenestração pontual e cobertura com telhado oculto por platibanda (Fonte)

Palácio da Justiça Porto Alegre - Arquitetura Moderna
Palácio da Justiça Porto Alegre - Arquitetura Moderna
Na foto se nota o contraste entre conceitos diferentes de Arquitetura do novo Palácio e do velho Teatro São Pedro. E a introdução de novas produções, incentivadas pelos concursos, trouxe um novo olhar sobre a cidade. 
O edifício FAM em Porto Alegre

O edifício FAM em Porto Alegre

Para saber mais sobre o modernismo em Porto Alegre leia os textos abaixo

A escola carioca e a arquitetura moderna em Porto Alegre (1)
Pionerismo modernista nos pampas

E o almoço???? Gastronomia de
Carine Tigre com referências à culinária local
entrada moranga caramelada
Entrada
Moranga caramelada com queijo colonial gratinado e pesto de radite
Risoto de costela
Prato principal
Risoto cateto de costela e pinhão
Sobremesa Torta de Bolacha
Sobremesa
Torta de bolacha de chocolate com calda de bergamota
Fotos do almoço: Elenara Stein Leitão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros