Cozinha gourmet pequena - como planejar


Nessa onda "gourmetizante" que assola o mundo em que um simples (negrinho) brigadeiro deixou de ser aquela mistura básica de leite condensado, manteiga e chocolate em pó para ser todas as possibilidades do universo, é obvio que nossas cozinhas também deixem de ser apenas locais de cozinhar o trivial feijão com arroz. Não!!!! Hoje queremos o quê????

Cozinha Gourmet. 

A cozinha gourmet é a velha cozinha com temperos e metida a besta. Os eletrodomésticos não podem ser comuns. Tem que ser de inox, coloridos, vintage, futuristas, enfim qualquer classificação que encha os olhos e dobre o preço. Para quem curte cozinhar, tem a cozinha como hobby ou realmente se dedique à culinária, tudo bem comprar um mega blaster fogão profissional. Mas e o comum dos mortais? E os que tem cozinhas pequenas, mas curtem fazer uma jantinha entre amigos? 

Seus problemas acabaram!

Sim, dá para fazer uma cozinha gourmet com dimensões reduzidas. Lembrem que o charme e a praticidade devem ser palavras chave. Quem cozinha precisa ter os utensílios e ingredientes à mão. Lembre também que os materiais devem ser escolhidos pela sua facilidade de higienização. 

Higiene 

Palavra chave em qualquer cozinha. Lembram de uma lei que obrigava os restaurantes à abrirem suas cozinhas para os clientes que quisessem ver? Um amigo me dizia que na maioria das vezes era melhor não saber. Este mesmo amigo era muito seletivo e aprendi com ele a escolher meus restaurantes pela cozinha honesta (que significava limpeza).
Cozinha Gourmet
Cozinhas americanas cada vez mais comuns nos apartamentos e casas modernas
Então pense duas vezes em colocar aquela bancada lindona de madeira de demolição no local de preparo dos alimentos. E mesmo as tabuas de madeira devem ser vistas com reservas. Eu tenho uma de vidro na minha cozinha. 

Planejamento

Palavra chave para quem quer fazer uma cozinha gourmet bem bacana. Leve em consideração o seu espaço, os eletrodomésticos que já tem ou vai comprar. Veja se a sua rede elétrica está compatível, se vai ser preciso mexer na hidráulica. É como cozinhar. Antes de colocar a mão na massa é preciso prever e planejar o que vai na massa. 
Cozinha Gourmet
Fonte
Circulação

Fundamental em qualquer local de preparo de alimentos. Posicione o tripé básico - pia, fogão e geladeiras de maneira funcional. Como se faz isso? Preste atenção quando cozinha e vai saber.

Gosto do exemplo acima que mostra como uma cozinha pode ser um módulo. É uma boa opção para lofts e apartamentos sem áreas de serviço. MAS cada vez mais sou contra fazer nichos muito delimitados para geladeiras. Elas mudam de tamanho como crianças e na hora que for preciso mudar (e sim, isso vai ser bem mais rápido do que pensa) não vai ter muitas barreiras.    
Cozinha Gourmet
Fonte
Personalidade

A cara do cozinheiro. Sua cozinha gourmet expressa a sua personalidade, suas ideias, pense que estará arquitetando comidas. Deixe que seu espaço mostre isso. Não se atrele à tendencias nem ao modelo das revistas e mostras de decoração.   

Cozinha Gourmet
Fonte
 Armazenamento

Armários. Super importante pensar no que vai precisar e como vão se dispor. Particularmente não gosto de puxadores. Encarecem e sujam. Eu prefiro portas mais limpas. Não economize nas ferragens. As portas e gavetas serão muito usadas.
Cozinha Gourmet
Fonte
 Detalhes

Detalhes fazem a vida. Detalhes fazem a diferença. Pense em bancadas que tenham local para temperos e ervas. Existem as prontas como no exemplo acima, mas pode-se fazer no local, as opções são infinitas. Lembre que hortas e ervas vão precisar de luz e ar. 
Luz

FUNDAMENTAL!!!! Dedique muita atenção e foco nesse item. Cozinhar e comer exigem muita luz. De boa qualidade. Preste muita atenção nos locais de preparo.   
Cozinha Gourmet
Fonte
 Angulos

Já se disse que arquitetos amam ângulos. Também não sou muito adepta desse tipo de solução. Em geral complica nos armários e nem sempre funciona no fluxo. Eu olharia com cuidado. 
tabela altura bancadas
Fonte
 Medidas

Cozinha Gourmet é alta costura. Mesmo que pequena. Não se adapte. Ela que se adapte. Gostei da tabelinha acima, mas leve em conta a sua altura e comodidade.


Pequenos espaços rendem grandes cozinhas. Assim como ingredientes simples rendem grandes comidas. O segredo está sempre na mão que projeta e na que tempera.

Coifa, exaustor ou depurador, saiba qual o melhor para a sua cozinha
Ideias para cozinhas, inclusive pequenas 
Cozinha corredor - ideias

Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros