MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Um charmoso bar espanhol na Austrália

Um bar e restaurante australiano altamente inspirado nos bares de rua da Espanha e com uma harmonia entre materiais existentes e novos. Esta é a proposta do Chato Tapas Bar, projeto de Kalliopi Vakras Arquitetos.

O que chamou a atenção? O estilo industrial. Gosto dessa combinação de materiais rústicos, aparentemente crus mas que resultam em um ambiente rico em aconchego. Me lembra história e me instiga descobertas. Gostaria de estar ali. Vocês não?

Os arquitetos foram felizes ao aproveitar elementos da antiga loja de roupas que existia no local. A união dos materiais existentes com a nova proposta não apenas ressaltou o que os primeiros tinham de história e beleza, como os levou em consideração na escolha dos novos. 

Saiba mais sobre harmonização do vinho
Chato Tapas Bar - restaurant
União de materiais antigos e novos cria ambiente industrial e aconchegante

Chato Tapas Bar - restaurant
Espaço de bar recria formas de bares espanhóis e explora a luz e o contraste da madeira, cimento e tijolo
 Vinho, uma inspiração para o amor pela vida
Chato Tapas Bar - restaurant
Azulejos e canalização aparente reforçam a praticidade e o estilo escolhido para ambientar o restaurante, remetendo à inspiração espanhola.


Chato Tapas Bar - restaurant
As cores e os relativamente poucos elementos do mobiliário e adorno tornam o espaço mais elegante. As cores retomam as antigas tonalidades encontradas no espaço.

Chato Tapas Bar - restaurant
Materiais pré existentes são revelados em sua história, como se fossem cicatrizes que conferem alma ao local.

Chato Tapas Bar - restaurant
Os tijolos expostos revelam marcas de antigas pinturas e revestimentos. E assim foram usados como intenção do projeto de interiores.  
Chato Tapas Bar - restaurant
Um ambiente cheio de vida mas ao mesmo tempo que leva à intimidade dos amantes do vinho. 


Fotografias: John Karasavidis



Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros