Revistas de arquitetura 30 anos atrás - como eram?

anúncio anos 80 arquitetura
Cá estou eu vasculhando revistas antigas de Arquitetura e me deparo com algumas pérolas de tempos idos. Como esse anúncio dos anos 80 que mostra como era a rotina do arquiteto. Prancheta, régua T e muita estar consigo. Nada de internet, nada de muita interação virtual. 

Interação era na mesa do bar, regada à cerveja e outras formas de inspiração. E dá-lhe muito desenho em guardanapos...

E as revistas?...Assinava a projeto. Aqui uma das mais antigas que achei em uma rápida olhada na estante.     
revista projeto anos 80
Agosto de 1981. A revista custava 250 cruzeiros, acho. Ou seriam cruzados? Ou algo semelhante. A moeda mudava tanto de nome e de valor que a memória se perde para esses detalhes. Mas fica viva para outros, mais marcantes. Que essa coisa de brincar de desmemoriada como muita gente da minha idade que conheço e que esqueceu muito do que passou, para mim não funciona.
Revista Projeto 1981
Revista mais fina. Mas cheia de textos e menos imagens. Mas a Arquitetura como atividade profissional era muito debatida. Não esqueçam que o CAU foi conquista de décadas
Charge arquitetos
 Nas suas páginas uma provocativa charge ironizava a crítica que faziam à ideologia de Oscar Niemeyer. Ao lado uma deliciosa crônica de Rui Lopes na FSP lembrava não apenas do monumento à JK, mas também do aeroporto de Brasilia, projeto do velho mestre, uma imensa aranha que antecipava os foles de encaminhamento às aeronaves. Hoje comuns, na época revolucionários. Como comunista que era, o projeto foi recusado. E ele critica exatamente essa paranoia que, em nome de uma limpeza ideológica, esquece de ver o principal: se a ideia é boa e se funciona. 
Charge monumento JK Brasilia
Os projetos eram apresentados com muitos textos que explicavam as concepções e algumas imagens em "P&B" e desenhos técnicos.
Arquitetura anos 80
Na metade da década de 80 surgiu a AU. No começo ela era bem teórica. Cada edição bimestral era dedicada a um tema. Essa de número 5, de 1986, era dedicada ao ensino.   
Revista AU 1986

Conselho aos arquitetos Eduardo Kneese de Mello
 E tinha um conselho fantástico de um jovem arquiteto de 80 anos na ocasião (tenho para mim que alguns arquitetos nunca envelhecem - espero me incluir entre eles). Eduardo Kneese de Mello. Não por acaso nascido, como eu, aos cinco dias do mês de abril. E ele advogava que "a Arquitetura fosse atribuição exclusiva de arquitetos". 
Conselho aos arquitetos Eduardo Kneese de Mello
Como assim??? E não é? Pois ainda não, na prática. Mesmo 30 anos depois. Parece surreal que outros que não arquitetos possam produzir arquitetura, mas sim, podem. Na prática.
Cuba - III Conferência Ensino Arquitetura 1986
 Na América Latina os arquitetos iam para Cuba. Se reunir em uma conferência sobre ensino na Arquitetura e Engenharia.
Cuba - III Conferência Ensino Arquitetura 1986
E por lá discutiam o ensino. E uma nova ferramenta que surgia e parecia facilitar a vida dos profissionais: um tal de computador.
Cuba - III Conferência Ensino Arquitetura 1986
 E todas elas terminavam com uma charge. E como charge não se explica, deixo com vocês como se via os sonhos dos clientes.
Charge arquitetura 1986
Há coisa de trinta, trinta e cinco anos atrás. Uma eternidade.... 

Fotos: Elenara Stein Leitão

Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

  1. Que delícia de post!
    Obrigado pelas lembranças provocadas!

    ResponderExcluir
  2. Sabes que me deu vontade de pegar um tempo e reler algumas. Como tem coisa boa por lá! Abração e super legal o teu comentário, Oscar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros