Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2010/12/31

Habemus Conselho próprio !

Durante muitos anos uma abnegada e guerreira turma de arquitetos lutou para ter um Conselho próprio. Entre esses, meu grande amigo Arquiteto e Urbanista Oscar Müller. O conheci como moderador de uma lista de Arquitetura que continua operante e onde acontecem belos debates sobre a profissão. Pedi então a ele que escrevesse algo nesse momento tão significativo para nós arquitetos. E abaixo seguem suas palavras:


"Brindemos, o CAU saiu.

Enfim deixamos de ter nossa profissão regulamentada por outros profissionais. Demorou, um parto de 52 anos! Houve quem batalhou a vida toda pela bandeira, gente incansável como o saudoso Kneesse de Mello, criador do slogan "Arquitetura, atribuição de arquiteto." (de quem tive a sorte de ser aluno), aliás o CAU bem poderia lhe prestar a homenagem adotando formalmente o slogan...

Daqui para a frente seremos nós a regulamentar nossa profissão, e o olhar sobre a questão ganha cores até agora tratadas como supérfluas, nós é que decidiremos o que é lícito ou não na prática profissional. Aspectos como insolação, salubridade, conforto, acessibilidade, respeito ao ambiente, adequação ao entorno e às necessidades do usuário, sustentabilidade, entre muitas outras "coisinhas de somenos", podem passar a ser mais importantes do que apenas atender às demandas mercadológicas.

Claro que para fazer acontecer esta mudança será preciso a nossa vontade e ação, temos que participar, incidindo para que a entidade seja forte, atuante e combativa, mas se logramos fazê-lo, ganhamos nós, os arquitetos e urbanistas, mas principalmente ganhará a sociedade, a cidade, o transeunte, o usuário...

O que foi até agora um sonho impossível, se tornou uma perspectiva factível. Certo que há muito chão a percorrer nestes caminhos, temos que nos apressar para recuperar o tempo perdido e a assumir a posição de vanguarda que nos é inerente, mas nos livramos do cabresto, e agora só dependemos de nós mesmos.

Guardarei em bom escaninho a memória deste momento, com o Lula fechando o mandato com chave de ouro para nós, arquitetos."

Oscar Müller Arquiteto e Urbanista (dez/2010)


Comentários
3 Comentários

3 Opiniões:

Desejo a você um ano repleto de muitas realizações, sucesso, saúde e paz!

Feliz 2011!

Foi um prazer acompanhar o seu blog em 2010.

Bjs!

Sucesso em 2011.Lula fez muitas coisas boas. Não é a toa que saiu com uma popularidade de mais de 80%Quem quiser que fale mal, mas gostei do governo feito por ele. Bom domingo.

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More