Ações em sustentabilidade - Coca Cola Brasil #vivapositivamente

Terminando 2014 com uma viagem de surpresa ao Rio de Janeiro.
O Rio, não debalde chamado de cidade maravilhosa, sempre me surpreende com a sua beleza natural. Acordar e ver essa imagem é daquelas experiências que a gente tem que ter pelo menos uma vez na vida. Devia fazer parte da cesta básica brasileira....

Já falei que o blog faz parte da plataforma Viva Positivamente da Coca Cola Brasil. Este ano tive a honra de representar os blogueiros junto com a equipe da Otagai Mídias Sociais, no lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2012/2013 da Coca Cola Brasil. 

Durante esse convívio como colaboradora do portal tive a oportunidade de visitar e conhecer várias das ações sociais desenvolvidas pela empresa. E com algumas gratas surpresas. Quando penso em super mega empresas como a Coca Cola, sempre penso em negócios, cifras, logística, produção, enfim tudo o que faz um negócio prosperar e dar muito lucro. Saber que além disso, existem pessoas e ações que transformam a missão de inspirar otimismo e fazer a diferença em realidade é sempre gratificante. E sim, eu sei que as empresas fazem isso visando agregar valor às suas marcas e ampliar seus mercados. Mas também sempre aprendi que uma relação de ganha-ganha é um dos segredos do sucesso na vida. Seja nas relações pessoais ou profissionais.

Eu já tinha estado ali em um dos primeiros eventos que fui do Viva 2.0 (vejam no link acima a experiência). Interessante como a gente sempre aprende coisas novas quando revisita algo. Nosso olhar sempre aponta novos focos e novos pontos de atenção que tinham passado desapercebido em outros momentos. Outros nos captam sempre como a minha paixão pela garrafa original da Coca Cola. Sou fascinada por ela. Fico imaginando quem bolou isso no começo do século XX, quase 100 anos atrás. Olhem a sacada do design! Uma forma que marca e se torna una com o produto. Na verdade, ela representa o produto. Acho isso muito louco. 
E olhando de novo o inicio da história da Coca Cola, que é falada brevemente na visita à Fábrica, fiquei imaginando a construção de um case de muito sucesso. Ele nunca é isolado. Ele reúne um conjunto de inspirações e principalmente ações.  
Minhas lições pessoais
  • A)um bom produto, ou seja investir em conteúdo é fundamental. 
  • B)Incrementar e bolar inovações para que esse produto sempre se diferencie da concorrência. Serve para grandes e pequenos.
  • C)Cooperação - ou seja ação cooperada. Ninguém vence sozinho. Saber motivar equipes e agregar valor em pessoas é sinal de inteligência.
  •  Agora, para se tornar uma gigante, eu confesso que não tenho a fórmula....  
   
Sobre o Relatório de Sustentabilidade, dois pontos chave de intensificação nas ações da empresa foram salientados pelo Marco Simões

a) o empoderamento feminino - e no Brasil a ação se dá pelo Coletivo Coca Cola através da "valorização da autoestima, aliada à conexão com oportunidades de geração de renda". Tive a oportunidade de visitar um desses coletivos e realmente há uma mudança relevante na vida das pessoas envolvidas. E desde 2010 a empresa vem trabalhando no compromisso global 5by20 que significa gerar melhorias nas vidas de "5 milhões de mulheres através da Cadeia de Valor da empresa até 2020". Além disso achei bastante simpática a estratégia interna de 50/50, promovendo o crescimento das posições ocupadas por mulheres nos quadros de liderança da empresa. 

b) politicas de princípios e critérios de agricultura sustentável -  É pensando na qualidade de seu produto que a empresa vai ampliar a monitoração dos insumos desde a origem. Além disso a empresa está ciente da importância do setor agrícola como fonte de empregos e gerador de impactos socioambientais, sejam positivos ou negativos. Um dos exemplos é a certificação Bonsucro, construída junto com vários stakeholders.

Outro case salientado foi o Coletivo Floresta, que eu já tinha visto AQUI, que estabelece uma proposta de parceria com populações de extratores de comunidades ribeirinhas na Amazônia, respeitando as condições de meio ambiente e cultura locais e promovendo a capacitação e integrando à cadeia de fornecedores da empresa. É um trabalho que merece um olhar mais apurado, feito com muita paixão pelo pessoal responsável. Eu tenho vários questionamentos sobre ele (não necessariamente críticas) e um desejo sincero que seja uma ação benéfica para todos.     
O Edgar Hubner nos falou sobre os Jogos Escolares da Juventude. E apenas esse tópico mereceria uma postagem única. Um projeto lindo que reúne milhares de adolescentes entre 12 a 17 anos em prol do esporte, com apoio e exemplos de atletas consagrados. Gente, eu sou muito fã de iniciativas que promovam o esporte porque é uma maneira de estimular uma postura sadia e de bem estar. Sabem a máxima: mens sana in corpore sano? Pois é. Fiquem atentos aos atletas que se formam nessas competições. Show de bola!
Como diz uma mensagem que é distribuída para a garotada que participa dos jogo: "se você chegou até aqui, já é vitorioso e sabe a importância que o esporte tem em sua vida. Por isso, você é nosso aliado na missão de colocar todo mundo em movimento. Pode ser qualquer um, a parada é não ficar parado. Movimento é felicidade, contagia a gente e faz tudo ficar melhor."
E por fim, uma fala sobre a Cooperativa Polo pela Evelin, líder da Coop Futuro e da Thais Vojvodic sobre Reciclagem. Várias iniciativas foram faladas na área, como a Ref PET (embalagens retornáveis), a Bottle-to-bottle (garrafa PET feita parcialmente com outras garrafas recicladas). Além disso, o Instituto Coca Cola, por meio do Coletivo Reciclagem apoia cerca de 400 cooperativas de catadores no Brasil. E esse apoio foi incrementado durante a Copa 2014, fazendo com que algumas delas se tornassem Cooperativas Polo, como foi o case apresentado no encontro. 
Sou particularmente fascinada pelo cooperativismo e super aplaudo todas as iniciativas que as fortaleçam e portanto fiquei encantada pelas ações que a Coca Cola Brasil e o Instituto Coca Cola vem fazendo com o esporte e cooperativas. Isto é viver positivamente. Quem tiver interesse por ler o relatório de sustentabilidade, ele vai estar disponível no site da Coca Cola Brasil

Nesses anos de convivência com a empresa e, principalmente com os seus funcionários, posso confessar que admiro como eles são engajados e transmitem no que fazem os valores da empresa. Eu conhecia um antigo funcionário e via nele isso, e nunca tinha entendido direito até confirmar agora em um relacionamento mais estreito. Acho isso um ponto super interessante a ressaltar porque talvez explique um dos segredos de uma empresa se tornar gigante. 

Independente de se gostar ou não da marca, de se consumir ou não os produtos, uma empresa líder é um exemplo de superação e conquista. E cá entre nós, em a escolha sim, rigidez não, falo sobre a "questão de aprender a apreciar as coisas com a moderação da falta de exageros, das paralisações que determinadas ideias e soluções que acabam nos engessando a vida.." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros