Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2012/03/15

Felicidade tem fábrica ?

Ontem foi um dia super diferente. Viagem vapt-vupt para conhecer algo também muito bacana. A Fábrica da Felicidade. Sim, ela existe e fica em Jacarepaguá no Rio de Janeiro. É a fábrica da Coca Cola (franquia Andina Brasil)


Um projeto super simpático, dirigido ao público infantil. Infantil ? Na verdade é dirigido à criança que existe em cada um de nós.









A visita começa em uma sala intimista, toda pintada de preto, o que já nos leva a uma ambiente de descobertas. Uma equipe super gentil recebe os visitantes, explicando cada passo, passando filmes, num encaminhamento que busca estimular os sentidos e aguçar a curiosidade.  
A visita prossegue para uma espécie de museu visual coma história da Coca Cola mundial. Uma sala clara, com várias propagandas antigas, e surpresas como esse desenho aí do lado, nos mostram como o produto evoluiu em desenho, embalagem e campanhas.


Um bar tem uma exposição de garrafas antigas.  E eu sou muito fã da garrafa inicial da Coca. Para mim, um dos clássicos de design de embalagens. 


As fotos não retrataram com fidelidade porque a fotografa aqui estava com um iPad novo e ainda não domina o novo equipamento, mas dá para sentir o cuidado e o carinho com que o projeto foi tratado. 


Muitos recursos de áudio visuais, brincadeiras, interação com o público vão levando ao envolvimento da gente. Fiquei imaginando como as crianças deverão gostar. Me lembro que quando adolescente fui numa dessas visitas, que não tinha nada disso, só mostrava a fábrica e para mim foi inesquecível, imagine em um ambiente cheio de surpresas e brincadeiras.


Vários ambientes se sucedem, o dedicado às campanhas do Brasil é todo em vermelho, vibrante e podemos ver um espécie de museu com a primeira envasilhadora da empresa no Brasil (que comparada ao que vimos adiante no interior da fábrica, nos mostra o quanto a tecnologia evoluiu).  
  
E essa foto eu tinha que mostrar ! Cada um de nós tem uma imagem de brindes da Coca Cola e eu me lembro de pequena dessas garrafinhas que eram fantásticas ! Principalmente pelo mistério que encerravam...o que havia dentro delas ! Nossos pais nos proibiam terminantemente de beber o que havia dentro. Até hoje imaginamos os mais variados conteúdos !!! 


E acham que terminou por aqui ???? Não, depois fomos brindados com mais brincadeiras e a visita ao interior da fábrica. Nossa ! Completamente automatizada, passando pelos processos de expandir as garrafas pet, lavagem, envasilhamento, rotulagem, embalagem tudo é um complexo de maquinário onde se vê poucas pessoas. Realmente fantástico.
E uma das coisas mais bacanas também para mim foi a oportunidade de conhecer pessoalmente uma parte dos blogueiros colaboradores do Viva Positivamente da Coca Cola. Cada dia me convenço mais que a Internet pode ser usada como uma grade rede do bem, proporcionando encontros com pessoas e práticas que nos acrescentem. 


E pensam que acabou ? Querem saber o final da visita ? Uma sala com Oficina de Reciclagem...Curiosos ? Essa parte fica para amanhã....

Comentários
1 Comentários

1 Opiniões:

Olá Elenara!!
Para mim foi um prazer poder te conhecer!
Meus parabéns pela matéria, gostei muito da forma que você festa a matéria, "deixando a cerejinha do bolo para depois" heheh
Muito legal a visita, adorei cada momento.
Abraços e espero que nos vejamos em breve!

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More