MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Boa Arquitetura : simples, barata e bonita

Um projeto lindo uniu estudantes noruegueses de arquitetura, arquitetos e professores em um workshop na Tailândia. Dessa iniciativa surgiram um banheiro e uma biblioteca para um orfanato. 
Uma estrutura simples que abriga todas as funções necessárias e que respeita as tradições culturais locais.
O clima local foi um dos condicionantes, já que é uma região muito chuvosa e isso teve que ser levado em consideração na drenagem e no sistema de esgoto. Procurou-se materiais que garantissem arejamento, fácil limpeza e secagem rápida e que garantissem uma higiene e salubridade para as crianças.
O resultado foi esse prédio enxuto, funcional e simples de ser construído. Adaptado à cultura local que não exige áreas fechadas para o banho. 

Usa bambu para garantir uma ampla ventilação na área coberto que forma um corredor de circulação.
Uma vez um professor me disse: Boa arquitetura não é necessariamente a que faz palácios com altas verbas. Essa pode ser simbólica e se perpetuar no tempo. Mas boa arquitetura de verdade é a que faz um projeto barato e funcional. E faz isso de forma bonita.







Fonte e projeto : Tyin Architects


Abaixo imagens da biblioteca que segue a mesma concepção.

Uso do bambu e madeira local garantem facilidade e pouco custo de construção. A mão de obra também é local, e nas fotos pode-se ver os próprios estudantes participando do esforço de construção.
O resultado: um espaço rico e funcional para as crianças poderem ler, usar o computador e brincar.


Comentários

  1. Eu quis adotar esta configuração dos bambus como barreira contra os raios solares nas paredes e janelas, principalmente a tarde. Mudei de endereço antes, mas na próxima casa pretendo adotar. É um elemento naturai que não irradia o calor para dentro do ambiente. Adorei a matéria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros