Se mexer exige espaços qualificados nas cidades

Sempre que se fala em vida saudável se fala em se mexer, em se exercitar, caminhar, andar de bike, subir escadas, enfim escapar da vida sedentária. Ouvi isso também na palestra que tive a oportunidade de assistir em São Paulo com o cardiologista Dr. Carlos Scherr (vejam AQUI).

Mas se formos analisar as nossas cidades veremos que a oferta de espaços apropriados à caminhadas, corridas e a convivência entre carros e bikes teria que ser bem mais apropriada que é hoje em dia. 

Via aérea para bikes - Via Pinterest
Exemplos de propostas e espaços já realizados não faltam. Mesmo em cidades altamente adensadas há maneiras de se projetar espaços mais adequados à escala humana e que tornem a apropriação da cidade pelo homem pedestre e ciclista bem mais segura e prazerosa. Vejam esses exemplos acima e abaixo, e também a proposta de uma passarela verde em Toronto, mostrando que soluções existem, basta ter a ousadia e fazer acontecer. Se o poder público demora, a comunidade também pode agir, como mostra esse exemplo de travessia feita com donativos via crowdfunding na Holanda.
Waterfront em Toronto - Canadá
Mesmo os estacionamentos de bicicletas, outro ponto a resolver em nossas cidades, já tem soluções subterrâneas. Vejam AQUI esse exemplo no Japão.
Estacionamento Subterrâneo para bicicletas - Japão

Via aérea para Bikes - Proposta para Londres
E se acham que essas propostas só são feitas lá fora, se enganam. Há projetos que ganharam concursos para revitalização de áreas urbanas nacionais. Um exemplo é o chamado Minhocão em São Paulo. Em um concurso de 2006, os arquitetos do escritório Frentes ganharam o primeiro lugar com essa proposta que harmonizava bem a relação entre o espaço público e privado. Leiam mais AQUI. E AQUI como o Minhocão ficaria se o projeto fosse viabilizado.

Fonte

Fonte - Proposta para o Minhocão de SP
E para quem quiser se exercitar, procure orientação médica para checar suas condições físicas e aqui deixo dicas de sites que falam ( e orientam) de corridas e saúde

http://www.focanabalanca.com.br/
"O objetivo deste Blog é comprovar que, para emagrecer com saúde, só existe uma fórmula ideal: Reeducação Alimentar + Atividade Física!
A grande idéia, também, é que a gente não precisa de uma academia e nem de estar de roupa de ginástica para valer como exercício.
Atividade física é tudo aquilo que nos faz gastar energia, seja brincando com os filhos, indo ao mercado ou qualquer outra atividade considerada como banal em nosso dia a dia."

http://jornalistasquecorrem.com.br/
"Paulo começou na redação no tempo da máquina de escrever, já Talita estreou no jornalismo alimentando e organizando um website. Ambos, porém, compartilham o prazer das palavras e de desvendar a vizinhança e o mundo correndo. Entre fechamentos, viagens e mais fechamentos, compartilham aqui suas experiências e informações sobre corrida de rua."

Fonte- Pinterest
Resumindo: Vida saudável é uma escolha, inclusive para propor e exigir espaços qualificados para que todos nós possamos nos exercitar ao ar livre (se quisermos) com segurança, sem barreiras, sem buracos, sem estresse. Comunidades unidas e atuantes levam à sociedades mais saudáveis e equilibradas.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros