Sai um Nietzsche por 10 pilas ?

Pois foi justo o que vi nessa tarde em um dos vários balaios da Feira do Livro de Porto Alegre.

Esse ano a Praça inteira, que esteve por anos em obras do Projeto Monumenta, se abriu ao público. As barracas seguem em áreas cobertas, o que é muito bom porque sempre chove em algum dia de feira.

Me pareceu mais ampla, com menos barracas (em outros anos tinham muitas livrarias com várias barracas espalhadas) e com menos gente. O clima ajudou e hoje estava mais ameno, dava para chegar nos balaios.  
As barracas são dos mais variados materiais e algumas inclusive com tetos verdes. E é assim mesmo que elas ficam, no meio da Praça, bem no centro de Porto Alegre. Quem passa do trabalho, ou passeio, vai caminhando no meio dos livros e é meio difícil não sair com algum volume de lá.

E com um pouco de sorte pode-se ver um encontro de poetas.Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana e o patrono desse ano, Luiz Coronel, se reuniram para nos brindar com pura poesia!  
 Enquanto isso, as pessoas escolhem se querem uma barbada nos balaios, se vão levar um lançamento desse ano com um desconto ou se vão tirar uma foto no lambe-lambe. Sim ! Ainda tem um fotógrafo desses na Praça da Alfândega em Porto Alegre.
 E na volta é fazer uma festa com os achados. Não, não trouxe o Nietzsche de R$ 10,00. Mas os livros daí de baixo não chegaram a R$ 90,00.


O meu dia cultural começou mais cedo. Um almoço no Studio Clio. Uma aula de cultura sobre a Magna Grécia, com o excelente Francisco Marshall e as delícias do Leonardo Magni eLiliana Andriola.

Segundo o programa do Clio, a "Magna Graecia (grande Grécia) é como romanos chamavam as cidades gregas do Sul da Itália, colônias fundadas a partir do século VIII a.C. e que se tornaram muito prósperas. A Magna Grecia é cenário de templos e ruínas fabulosas, vinho e gastronomia mediterrânica.' 

Gostou ? Nós adoramos ! Uma região maravilhosa, com templos fantásticos e que vai ser tema de um roteiro Clio em maio do ano que vem.  



Já falei aqui sobre outras experiências culturais gastronômicas lá pelo Studio Clio. Sempre um ambiente super agradável, onde se aprende usando todos os sentidos. Se vê, se ouve, se come, se bebe. Se sente! É como uma pequena viagem sem sair da cidade. Recomendo com louvor. 


O cardápio ? Essas maravilhas aí de baixo, com vinho Merlot Picada 15.


Entrada
Salada de laranja e funcho


Prato principal
Spaghetti com pesto, berinjela e peperoni

Sobremesa
Torta de ricota com mel e frutas secas


 E para quem acha que os biquínis são invenção moderna, uma descoberta arqueológica comprova que quase tudo tem uma origem mais antiga que geralmente se supõem....   

Leia mais sobre a Feira do Livro AQUI

Fotos Elenara Stein Leitão - todos os direitos reservados


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros