MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Fogão a lenha gaúcho

arquitetando ideias
Esse Fogão a lenha gaúcho foi outra proposta interessante que vi na Expoacabamento 2012. Essa foto aí de cima é do folder da empresa e mostra a possibilidade de usa-lo em uma cozinha mais moderna. E ainda pode ser usado como serpentina, esquentando a água. 

Vamos combinar que comida feita em fogão a lenha tem outro sabor. E esses fogões campeiros, sejam gaúchos ou mineiros, tem um baita charme. Mas nem sempre se consegue construí-los em casas ou apartamentos (nesse último não se esqueça que eles necessitam de chaminé).

Outras possibilidades, de alvenaria ou metal. E para quem quer construir um de alvenaria, veja DICAS AQUI


Fonte

Fonte

Fonte

Cozinha moderna com fogão a lenha

Esquema de fogão a lenha

Cozinha com toques de nostalgia
E o açúcar ? Usa ou não na argamassa para evitar rachaduras nas churrasqueiras e/ou fornos? Veja a opinião de especialistas AQUI
  
Autor : Elenara Leitão

Comentários

  1. quais as medidas do fogao a lenha , fico no aguardo pelo email contatoimprensaonline@bol.com.br
    rogerio mogi mirim sp

    ResponderExcluir
  2. Medidas: Fogão com forno: 76 x 145 x 118cm
    Tamanho interno do forno: 32 x 32 x 63 cm
    Tamanho da chapa: 75 x 45 cm

    ResponderExcluir
  3. O nome dessa tecnologia maravilhosa é Rocket Stove. Ela não tem nada de gaúcha, foi desenvolvida nos EUA e é disseminada no mundo inteiro, principalmente na América Latina, pela ONG Pró Lenha. No Brasil, é fabricada e vendida pelo menos por duas empresas de Minas Gerais, uma delas é a Ecofogão e a outra é a Fole Fogões. Ambas possuem sites e vendem pela internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconhecido fogão a lenha é milenar e universal, ou seja, suas origens estão perdidas, literalmente, nas cinzas do espaço tempo. Autor: quem sabe? Autores: quem sabe. Em todas as culturas, onde há lenha (nos pólos parece que não há) a combustão é possível. Vai daí que, das fogueiras, os ancestrais engendraram fogões, dos mais diversos tipos, formas e modelos. Bom, dito isto, é demais afirmar que esta 'tecnologia' é de autoria estadounidense (a América é um pouco maior que a do norte) é não entender da história humana, dos nossos ancestrais comuns que estavam no que chamamos de África, e migraram para todos os rincões. Pulando no tempo, digo que desde os idos l700, início da colonização do 'Continente de Saõ Pedro', este fogão, ou semelhante, era usado. Notar que os gaúchos não foram aos 'steits', não havia internete. Ah ...Esta 'óenegê' não existia. Abraços e longe de querer ofender. A história é bem mais comprida e espraiada.

      Excluir
  4. Juarez Martins,
    O fogão gaúcho da foto é da empresa http://www.antonow.com.br/ e ele consta do seu catálogo com esse nome. Vi numa feira de construção alguns anos atrás (a postagem é de 2012). Não sei de onde veio a tecnologia e vou olhar as empresas que citaste. Obrigada pela informação.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Esse fogão, pode cozinhar com carvão tbm ?invez da lenha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o carvão fizer fogo, creio que sim, mas é bom perguntar pata a empresa fabricante.

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros