MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

São Chico, uma cidade na serra gaúcha


Mudei minha opinião sobre São Francisco de Paula e venho aqui dizer isso porque por muitos anos eu fiz a maior propaganda contra essa cidadezinha da serra gaúcha. Tive uma má impressão uma dezena de anos atrás e por sorte consegui desfazer. 

Estilos diversos mostram a sua colonização: portugueses, italianos e alemães se revelam no estilo de suas residências. Além de suas casas de madeira em plena zona central, nem todas (infelizmente) bem conservadas, a cidade é bem cuidada, tem equipamentos urbanos como bancos e uma grata surpresa, preocupação com acessibilidade, como esse espaço abaixo, com rampa e sinalizador virtual para cegos e/ou pessoas com baixa visão.

Nessa galeteria almoçamos. É um belo exemplo das casas locais. E abaixo um equipamento bem usado nos dias frios de inverno. Uma salamandra. Quase todas as casas tem chaminés, sejam de lareiras, sejam de fogões a lenha, fundamentais no convívio familiar. As pessoas se reúnem nas cozinhas, que são grandes e quase sempre tem amplas janelas para o exterior para que se possa saber quem chega. 

 E uma constatação de carinho e cuidado com o meio ambiente nota-se na placa em frente a um hotel, e que foi colocada pela prefeitura local, revelando um saudável cuidado do poder público com a área de ninhos dos quero-quero. Locais de lazer urbano bem cuidados, com ciclovias e passeios limpos, com lixeiras em forma de cabanas de madeira compõem um ambiente rico e agradável para os seus habitantes.




Comentários

  1. linda sua visão sobre esta cidadezinha da nossa serra...

    eu amoooo sao chico ha muitos anos, mas de 20....

    sempre que posso vou pra lá, passar um tempo em "outro mundo"

    baita abraço,
    Janice

    ResponderExcluir
  2. E dá para se ir para outro mundo mesmo! Tanta tranquilidade, tanta paz...Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros