MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Fórum Mundial da Bicicleta - Porto Alegre

Porto Alegre foi manchete no ano passado no mundo todo por um fato que indignou a todos e cujas imagens não deixam muita margem de dúvidas do que aconteceu: o atropelamento intencional de uma grupo de ciclistas da Massa Crítica. Mas de todo fato ruim deve nascer uma boa iniciativa e nos dias 23 a 26 de fevereiro de 2012 vai acontecer o 1º Fórum Mundial da Bicicleta. Palestras, debates, oficinas vão propiciar a discussão sobre vários temas ligados ao transporte.

Agência Free Lancer
A programação  é variada e fala da importância da bicicleta como meio de transporte, na economia, no turismo e no esporte.

As nossas cidades são em geral preparadas para o transporte de carros e veículos a motor, poluidores e grandes. A bicicleta, além de proporcionar  um saudável exercício para quem a usa, é um dos meios mais econômicos e não poluidores a nossa disposição. Mas para que possamos usa-la com um mínimo de segurança é preciso que sejam disponibilizados meios para isso. Ciclovias exclusivas são um desses meios. Exclusivas porque aqui mesmo em Porto Alegre já tivemos uma que se chamava assim e era na verdade uma faixa pintada na rua pedindo "preferência" ao ciclista. 



Esse ano ainda tivemos também uma interessante discussão na cidade. Em resposta a uma ciclovia implantada às pressas pelo poder público (com méritos, porque qualquer coisa é melhor que nada), os arquitetos gritaram e lançaram um concurso público, realizado em tempo recorde e que vai garantir que essa ciclovia não só seja construída, como ainda por cima embeleze a cidade, usando materiais inovadores e de baixo custo. Abaixo o projeto vencedor, do Arquiteto Rodrigo Troyano. 
Projeto vencedor para ciclovia da Ipiranga em Porto Alegre

Comentários

  1. Muito legal.... Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Show de Bola divulgar isso.
    Sou ciclista a anos de uso urbano, esportivo e diário... é sempre bom ver a divulgação positiva da bicicleta como meio de transporte seguro e viável ainda mais em capitais, onde o trânsito é caótico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros