A cidade que não te vê: quando o espaço urbano envelhece mais rápido do que aprende

Imagem
  Há uma cena que se repete em muitas de nossas cidades com uma regularidade que incomoda. Uma pessoa idosa para na esquina, olha para os dois lados, e espera. E muitas vezes o sinal já abriu. Ela espera porque sabe, por experiência acumulada no corpo, que o tempo de travessia não foi feito para o seu passo. Ela aprendeu a calcular antes de sair de casa. Calcular nas calçadas. E calcular mais uma vez, nas esquinas, enquanto os carros aguardam com uma impaciência que não se disfarça. As engrenagens e buzinas que o digam.  Essa cena dura talvez trinta segundos. Ela não costuma aparecer em nenhum relatório de mobilidade urbana. E é justamente por isso que precisamos falar.  A hostilidade que afasta Existe um tipo de arquitetura hostil que já se fala bastante: o banco com divisória no meio para impedir que alguém deite, o piso pontiagudo embaixo do viaduto, a cerca elétrica que delimita o que é de quem. São dispositivos que dizem, sem ambiguidade, você não pode ficar aqui...

Tapumes criativos - O Eco Noise

Os tapumes para esconder as obras de uma construção ou reforma se tornam cada dia mais criativos, o que é bom, porque ajuda a instigar as pessoas que passam nas ruas e despertar a sua curiosidade. Havendo o devido cuidado para que não poluam mais as já saturadas vias urbanas de nossas cidades (exceção de uma São Paulo mais limpa à força de lei), toda atitude criativa é bem vinda. Separei alguns exemplos de como eles podem ser aproveitados para transmitir recados e auxiliar no próprio negócio das empresas. 


Abaixo um tapume em 3D, onde se pode visualizar o interior do futuro apartamento. Confesso que, embora achando a ideia bem interessante gostaria de vê-la na prática, se não é cansativa demais.

http://promoview.com.br/
Eu adorei essa daqui que passa o recado em forma de poesia. Foi fotografado em Florianópolis. Me lembrou os tapumes que cercavam a praça da Alfandega, aqui em Porto Alegre, na feira do livro do ano passado e que mostrei AQUI
Foto Carlos Oliveira Reis
E podem ser chiquérrimos como essa enorme bolsa que esconde a reforma de uma loja em NY. Obviamente os aspectos mercadológicos foram mais importantes que o custo nesse caso. Até porque o foco da marca é o luxo.
http://batomnopastel.blogspot.com
Mas foi essa ideia que me fez brilhar os olhos ! Olhem que sacada genial tiveram os Designers Luo Lide, Chen Songrong, Li Daiyan, Lin Haoting & Xu Junwei.


Eles bolaram uma forma de transformar o ruído das obras em energia que ilumina um painel OLED (fotoemissor). É o Eco Noise. Quando o som passa pelo painel, ele é transformado em corrente elétrica que gera as luzes que iluminam (e embelezam) o entorno.


Uma maneira criativa de transformar algo desagradável como a poluição sonora em beleza para quem passa.D




http://www.yankodesign.com





Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Arte com resíduos no canteiro de obras - Mestres da Obra

Calungas, a representação da escala nos desenhos