MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Tapumes criativos - O Eco Noise

Os tapumes para esconder as obras de uma construção ou reforma se tornam cada dia mais criativos, o que é bom, porque ajuda a instigar as pessoas que passam nas ruas e despertar a sua curiosidade. Havendo o devido cuidado para que não poluam mais as já saturadas vias urbanas de nossas cidades (exceção de uma São Paulo mais limpa à força de lei), toda atitude criativa é bem vinda. Separei alguns exemplos de como eles podem ser aproveitados para transmitir recados e auxiliar no próprio negócio das empresas. 


Abaixo um tapume em 3D, onde se pode visualizar o interior do futuro apartamento. Confesso que, embora achando a ideia bem interessante gostaria de vê-la na prática, se não é cansativa demais.

http://promoview.com.br/
Eu adorei essa daqui que passa o recado em forma de poesia. Foi fotografado em Florianópolis. Me lembrou os tapumes que cercavam a praça da Alfandega, aqui em Porto Alegre, na feira do livro do ano passado e que mostrei AQUI
Foto Carlos Oliveira Reis
E podem ser chiquérrimos como essa enorme bolsa que esconde a reforma de uma loja em NY. Obviamente os aspectos mercadológicos foram mais importantes que o custo nesse caso. Até porque o foco da marca é o luxo.
http://batomnopastel.blogspot.com
Mas foi essa ideia que me fez brilhar os olhos ! Olhem que sacada genial tiveram os Designers Luo Lide, Chen Songrong, Li Daiyan, Lin Haoting & Xu Junwei.


Eles bolaram uma forma de transformar o ruído das obras em energia que ilumina um painel OLED (fotoemissor). É o Eco Noise. Quando o som passa pelo painel, ele é transformado em corrente elétrica que gera as luzes que iluminam (e embelezam) o entorno.


Uma maneira criativa de transformar algo desagradável como a poluição sonora em beleza para quem passa.D




http://www.yankodesign.com





Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros