Pular para o conteúdo principal

Custa separar o lixo e descarta-lo de forma certa ????

Porto Alegre é uma cidade pioneira na coleta seletiva, ela existe por aqui há mais de duas décadas pelo que me lembro. E agora contamos com um sistema de coleta do OUTRO lixo por conteineres. A foto abaixo é de frente do meu prédio e mostra que é preciso colocar cavaletes para que os educados cidadãos de minha leal e valorosa cidade não estacionem em frente ao coletor de lixo !!!!

O gráfico acima que peguei nesse site mostra como deve ser feita a colocação do lixo e como o caminhão a coleta. Eu já vi e é super rápido. Mas...para minha surpresa vejo uma entrevista na TV local onde os orgãos públicos foram obrigados a fazer uma vistoria nos lixos (sim, DENTRO dos lixos) para verificar quem está colocando as sacolas de lixo seco dentro do container do lixo orgânico. E o que mais me chocou foi ver a população reagindo indignada como se isso fosse invasão de privacidade ! Gente, me explica uma coisa que eu não entendo. Na verdade duas.
Primeiro: de que adianta separar o lixo em casa se for para colocar na mesma lata ? E numa cidade onde a maioria dos bairros conta com duas coletas seletivas por semana ?
Segunda: desde quando o que tu coloca fora tem privacidade ? Lixo é descarte e está fora da tua casa. Que noção de propriedade mais extensa...
E juntei essa atitude à das pessoas que reclamam não terem espaço em casa para separar e estocar o lixo seco. De cara já dou uma solução: consuma menos. Procure comprar algo que não gere tanto descarte, ou procure locais onde seja possível deixar o desnecessário por lá mesmo.
Ou seja criativo e veja soluções para estocar o lixo que você mesmo gera.   
Exemplo de lixeira dupla
Veja aqui mais exemplos de como separar o lixo
  

Comentários

  1. Cara amiga,

    estranhei a caçamba sobre a calçada, ocupando o espaço do pedestre, quando poderia estar na via, tomando o espaço de estacionamento e prescindindo dos cones.

    Como paulistano me dá a maior inveja saber que em PA há coleta seletiva semanal na maioria dos bairros. Aqui, quem tem alguma consciência ambiental, precisa acumular os descartes em casa, e levar até algum ponto de recebimento, oportunado pela iniciativa privada.

    Nós levamos o lixo seco de carro, até uma loja do Pão de Açúcar, e precisamos acumular o restante à espera da coleta, que no nosso bairro acontece nas segundas e quintas, sendo que a prefeitura proibiu as lixeiras nas calçadas, como parte do programa "Cidade Limpa" (acredita?), e anda multando quem ainda as mantem...

    Como resultado o lixo se acumula no chão, a espera do dia da coleta, a mercê da curiosidade dos cães vadios, do garimpo dos sem teto, e da chuva, que faz os sacos de lixo passearem em todas as ruas que não são planas, se espalhando até entupir o bueiro mais próximo, para a felicidade dos roedores...

    É o preço para morar na cidade politicamente mais reacionária do país!

    Oscar Müller

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer que a minha rua é escoamento do trafego e por isso só tem estacionamento em algumas horas do dia, por isso o conteiner fica na calçada. Em ruas onde é permitido estacionar, ele fica numa vaga de carro.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…