3 de jun de 2011

Palpite NÃO é projeto




  1. opinião ou sugestão, podendo ou não fundamentar-se técnica ou profissionalmente
  2. (Figuradopressentimento

Sinônimo

Várias pessoas se dirigem aos profissionais, no meu caso, arquiteta, pedindo um palpite. Conforme o grau de amizade até posso dar um pitaco. Mas ele é APENAS isso. Um palpite. Embora venha de um profissional, é bem diferente de um projeto. 

pro.je.to masculino [Datação: 1680]
  1. plano para a realização de uma açãoesboço
  2. representação gráfica ou escrita, acompanhada de um orçamento que demonstre o preço de uma obra
  3. cometimentoempresaempreitada
  4. desígniotenção
  5. (filosofia existencialista) aquilo para que o Homem tende e constitui o seu verdadeiro ser


    Para resolver um problema espacial, um arquiteto trabalha em três dimensões. Trabalha com luz, com necessidades, com medidas e condicionantes que vão desde condições financeiras do cliente à viabilidade dos materiais e mão de obra.

    Além disso, é da resolução dessa intricada problemática que surge a "solucionática",como diria um antigo jogador de futebol gaúcho. Ou seja: a solução que vai gerar o projeto com detalhamento, orçamento e provável satisfação do cliente. E é desse solucionar problemas que vive o ser arquiteto. Por incrível que pareça, ele tem contas a pagar, tem que ler, se atualizar, comprar equipamentos e estudar para que continue sendo um profissional que atraia clientes.


    Existe uma modalidade de estudos chamada consultoria que a maioria dos Arquitetos e Designers prestam. Na próxima vez que for pedir um pitaco, lembre-se de pedir um orçamento para que o seu problema tenha uma solução bem mais profissional e bem resolvida, que só vai lhe trazer mais satisfação.  

    2 comentários:

    Sua opinião é super importante para nós !