MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Palpite NÃO é projeto




  1. opinião ou sugestão, podendo ou não fundamentar-se técnica ou profissionalmente
  2. (Figuradopressentimento

Sinônimo

Várias pessoas se dirigem aos profissionais, no meu caso, arquiteta, pedindo um palpite. Conforme o grau de amizade até posso dar um pitaco. Mas ele é APENAS isso. Um palpite. Embora venha de um profissional, é bem diferente de um projeto. 

pro.je.to masculino [Datação: 1680]
  1. plano para a realização de uma açãoesboço
  2. representação gráfica ou escrita, acompanhada de um orçamento que demonstre o preço de uma obra
  3. cometimentoempresaempreitada
  4. desígniotenção
  5. (filosofia existencialista) aquilo para que o Homem tende e constitui o seu verdadeiro ser


    Para resolver um problema espacial, um arquiteto trabalha em três dimensões. Trabalha com luz, com necessidades, com medidas e condicionantes que vão desde condições financeiras do cliente à viabilidade dos materiais e mão de obra.

    Além disso, é da resolução dessa intricada problemática que surge a "solucionática",como diria um antigo jogador de futebol gaúcho. Ou seja: a solução que vai gerar o projeto com detalhamento, orçamento e provável satisfação do cliente. E é desse solucionar problemas que vive o ser arquiteto. Por incrível que pareça, ele tem contas a pagar, tem que ler, se atualizar, comprar equipamentos e estudar para que continue sendo um profissional que atraia clientes.


    Existe uma modalidade de estudos chamada consultoria que a maioria dos Arquitetos e Designers prestam. Na próxima vez que for pedir um pitaco, lembre-se de pedir um orçamento para que o seu problema tenha uma solução bem mais profissional e bem resolvida, que só vai lhe trazer mais satisfação.  

    Comentários

    Postar um comentário

    Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

    Postagens mais visitadas deste blog

    Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

    Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

    10 ideias de almofadas e afins para gateiros