CONSTRUINDO COMUNIDADES PARA AS CIDADES DO FUTURO

O 54th IFHP World congress 2010 Porto Alegre, “Construindo Comunidades para as Cidades do Futuro” está acontecendo essa semana na PUC, em Porto Alegre. 

Nesse nosso mundo cada vez mais urbano, os problemas das cidades são cada vez mais complexos e urgem soluções que possam enfrenta-los. Em especial nos paises em desenvolvimento, onde esse fluxo migratório pode chegar a dois milhões de novos habitantes em algumas metrópoles e os recursos públicos não são muito abundantes. E também nos países desenvolvidos que requerem contínuos aprimoramentos nos desafios urbanos.

Esse congresso "enfocará as formas de constituição das comunidades, dado o seu papel fundamental no funcionamento e na qualificação dos territórios urbanos, proporcionando às pessoas suporte e sentido de pertencimento. As comunidades são base importante na definição das políticas urbanas, apresentando-se como referências preciosas para gestores públicos e outros profissionais envolvidos com o tema e, evidentemente, dão substância à vida em comum dos cidadãos." Vários conferencistas internacionais vão explanar e debater seus conhecimentos e suas experiências, entre eles : o arquiteto e urbanista Jaime Lerner; a arquiteta australiana e diretora da Federação Escocesa de Associações de Habitação, Jane Stanley; o urbanista e economista holandês, Hugo Priemus; a especialista inglesa em gestão de programas comunitários e desenvolvimento de políticas públicas, Jo Negrini; o consultor da Agência Habitat das Nações Unidas para gestão e planejamento de projetos de regularização de assentamentos informais, Claudio Acioly Junior; o arquiteto inglês John Thompson, que trabalha com urbanismo participativo; e a socióloga americana Saskia Sassen.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros