MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

CONSTRUINDO COMUNIDADES PARA AS CIDADES DO FUTURO

O 54th IFHP World congress 2010 Porto Alegre, “Construindo Comunidades para as Cidades do Futuro” está acontecendo essa semana na PUC, em Porto Alegre. 

Nesse nosso mundo cada vez mais urbano, os problemas das cidades são cada vez mais complexos e urgem soluções que possam enfrenta-los. Em especial nos paises em desenvolvimento, onde esse fluxo migratório pode chegar a dois milhões de novos habitantes em algumas metrópoles e os recursos públicos não são muito abundantes. E também nos países desenvolvidos que requerem contínuos aprimoramentos nos desafios urbanos.

Esse congresso "enfocará as formas de constituição das comunidades, dado o seu papel fundamental no funcionamento e na qualificação dos territórios urbanos, proporcionando às pessoas suporte e sentido de pertencimento. As comunidades são base importante na definição das políticas urbanas, apresentando-se como referências preciosas para gestores públicos e outros profissionais envolvidos com o tema e, evidentemente, dão substância à vida em comum dos cidadãos." Vários conferencistas internacionais vão explanar e debater seus conhecimentos e suas experiências, entre eles : o arquiteto e urbanista Jaime Lerner; a arquiteta australiana e diretora da Federação Escocesa de Associações de Habitação, Jane Stanley; o urbanista e economista holandês, Hugo Priemus; a especialista inglesa em gestão de programas comunitários e desenvolvimento de políticas públicas, Jo Negrini; o consultor da Agência Habitat das Nações Unidas para gestão e planejamento de projetos de regularização de assentamentos informais, Claudio Acioly Junior; o arquiteto inglês John Thompson, que trabalha com urbanismo participativo; e a socióloga americana Saskia Sassen.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros