Sol, luz e energia

Ontem no twitter surgiu a grande questão de quem se preocupa com o meio ambiente e gostaria de fazer a sua parte, mas de maneira compatível com o seu bolso: " Porque tudo que é sustentável em termos ambientais é tão caro?" Bem, nem tudo porque essa realidade vem mudando na medida em que há demanda. Mas ainda faltam várias iniciativas, uma delas levantada por uma adolescente de 15 anos é a participação mais ativa do poder executivo exigindo o uso de energias, materiais e técnicas mais sustentáveis em seus projetos.

Me lembrei de uma excelente iniciativa que já tinha colocado aqui no blog em 2008. É uma ONG que tem um super prático de aquecedor solar com projeto grátis ! E acrescentei um video do you tube com a primeira parte da entrevista do Augustin que é o fundador da ONG.   

Aqui pelo sul do país estamos vivendo dias de muito frio. Por um lado isso é gostoso porque podemos nos aconchegar, tomar um bom vinho tinto gaúcho - que faz bem à saúde e ao espírito. Por outro lado, os gastos com energia se tornam maiores, onerando o nosso bolso e a capacidade de geração de energia do país. Por isso me lembrei de compartilhar um site muito legal. A Ong SOCIEDADE DO SOL que desenvolve um projeto de aquecedor solar de baixo custo. É o projeto ASBC que merece ser conhecido. Esta foi uma dica do grande amigo arquiteto Oscar Muller.
postagem original em 10/06/2008

Comentários

  1. Excelente lembrança, Elenara!

    De fato, a maioria das "soluções" ecológicas não atendem o aspecto econômico, e assim, no meu entender, deixam de ser soluções!

    Mas existem boas idéias e iniciativas (como esta do Agostin e o ASBC), com custo muito baixo, cujo investimento retorna rapidamente com a economia que promove.

    O uso da válvula acionadora de mictório no piso, em substituição da torneira convencional, por exemplo, é uma opção bem mais econômica do que a usual, assim como também pode ser a escolha de revestimentos para elevadores, com materiais mais leves do que os mármores e granitos que vemos constantemente aplicados nesta situação.

    Foi neste espírito que o Agostin (generosa figura que tive o prazer de conviver) atacou o problema do chuveiro elétrico, que é o vilão do consumo energético habitacional no Brasil.

    Que bom que podemos contar com a dedicação de gente como ele!

    ResponderExcluir
  2. Oscar,

    Esse é um tema a ser muito debatido. A ideia da sustentabilidade está em alta, e isso é motivo de júbilo com certeza. Não podemos todavia esquecer que se estamos nessa situação de ter que salvar o mundo é de nossa sociedade de consumo desenfreado que temos que repensar.
    Ótimas tuas dicas, aliás como sempre é muito bem vinda e salutar tua participação por aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros