Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2015/08/28

Revistas de arquitetura 30 anos atrás - como eram?

anúncio anos 80 arquitetura
Cá estou eu vasculhando revistas antigas de Arquitetura e me deparo com algumas pérolas de tempos idos. Como esse anúncio dos anos 80 que mostra como era a rotina do arquiteto. Prancheta, régua T e muita estar consigo. Nada de internet, nada de muita interação virtual. 

Interação era na mesa do bar, regada à cerveja e outras formas de inspiração. E dá-lhe muito desenho em guardanapos...

E as revistas?...Assinava a projeto. Aqui uma das mais antigas que achei em uma rápida olhada na estante.     
revista projeto anos 80
Agosto de 1981. A revista custava 250 cruzeiros, acho. Ou seriam cruzados? Ou algo semelhante. A moeda mudava tanto de nome e de valor que a memória se perde para esses detalhes. Mas fica viva para outros, mais marcantes. Que essa coisa de brincar de desmemoriada como muita gente da minha idade que conheço e que esqueceu muito do que passou, para mim não funciona.
Revista Projeto 1981
Revista mais fina. Mas cheia de textos e menos imagens. Mas a Arquitetura como atividade profissional era muito debatida. Não esqueçam que o CAU foi conquista de décadas
Charge arquitetos
 Nas suas páginas uma provocativa charge ironizava a crítica que faziam à ideologia de Oscar Niemeyer. Ao lado uma deliciosa crônica de Rui Lopes na FSP lembrava não apenas do monumento à JK, mas também do aeroporto de Brasilia, projeto do velho mestre, uma imensa aranha que antecipava os foles de encaminhamento às aeronaves. Hoje comuns, na época revolucionários. Como comunista que era, o projeto foi recusado. E ele critica exatamente essa paranoia que, em nome de uma limpeza ideológica, esquece de ver o principal: se a ideia é boa e se funciona. 
Charge monumento JK Brasilia
Os projetos eram apresentados com muitos textos que explicavam as concepções e algumas imagens em "P&B" e desenhos técnicos.
Arquitetura anos 80
Na metade da década de 80 surgiu a AU. No começo ela era bem teórica. Cada edição bimestral era dedicada a um tema. Essa de número 5, de 1986, era dedicada ao ensino.   
Revista AU 1986

Conselho aos arquitetos Eduardo Kneese de Mello
 E tinha um conselho fantástico de um jovem arquiteto de 80 anos na ocasião (tenho para mim que alguns arquitetos nunca envelhecem - espero me incluir entre eles). Eduardo Kneese de Mello. Não por acaso nascido, como eu, aos cinco dias do mês de abril. E ele advogava que "a Arquitetura fosse atribuição exclusiva de arquitetos". 
Conselho aos arquitetos Eduardo Kneese de Mello
Como assim??? E não é? Pois ainda não, na prática. Mesmo 30 anos depois. Parece surreal que outros que não arquitetos possam produzir arquitetura, mas sim, podem. Na prática.
Cuba - III Conferência Ensino Arquitetura 1986
 Na América Latina os arquitetos iam para Cuba. Se reunir em uma conferência sobre ensino na Arquitetura e Engenharia.
Cuba - III Conferência Ensino Arquitetura 1986
E por lá discutiam o ensino. E uma nova ferramenta que surgia e parecia facilitar a vida dos profissionais: um tal de computador.
Cuba - III Conferência Ensino Arquitetura 1986
 E todas elas terminavam com uma charge. E como charge não se explica, deixo com vocês como se via os sonhos dos clientes.
Charge arquitetura 1986
Há coisa de trinta, trinta e cinco anos atrás. Uma eternidade.... 

Fotos: Elenara Stein Leitão

Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários
2 Comentários

2 Opiniões:

Que delícia de post!
Obrigado pelas lembranças provocadas!

Sabes que me deu vontade de pegar um tempo e reler algumas. Como tem coisa boa por lá! Abração e super legal o teu comentário, Oscar!

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More