Café Alta Política- Metamorfose da Vida

Imagem
No Café Alta Política, no dia 14 de agosto de 2026, tive a oportunidade de representar o Coletivo Metamorfose da Vida e falar sobre envelhecimento, autonomia e o papel que cada pessoa pode assumir na construção da própria longevidade. O Café Alta Política é organizado por Julio Pujol e Giselle Hubbe. Um encontro no belo café do Margs em Porto Alegre. Este foi o 60º e teve como tema Leituras do Envelhecer. Junto comigo para um bate papo, o ex-vereador e Secretário Adjunto de Inclusão e Des. Humano de Porto Alegre e Vinicius Kaster, Secretário Adjunto de Esportes de Porto Alegre. Falei sobre minha formação como arquiteta, mestre em Engenharia de Produção e integrante do coletivo Metamorfose da Vida, e como uma experiência mudou minha maneira de olhar para a vida e para a arquitetura: durante cerca de 20 anos, acompanhei o envelhecimento e o adoecimento dos meus pais. E aprendi como a sala de espera de uma UTI pode ser uma espécie de pós-graduação sobre a condição humana. A partir dessa ...

Imaginando o ontem - a primeira cidade

Sou uma fascinada pela história. Gosto de pesquisar e imaginar como seria o ontem. Aquele que era presente de tantos homens e mulheres que viveram tão antes, tiveram sonhos, construíram cidades, tinham rituais e deixaram para nós uma rica herança em sítios arqueológicos. E também uma série de interrogações.  

Foi munida desse espírito que fui ao almoço Clio saber mais sobre Çatal Hüyük, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, situado no sul da Anatólia (Turquia). 

Impressionante imaginar que as escavações minuciosas (que começaram em 1958) revelam milênios de vida dispostas em cerca de vinte camadas de vida que se sobrepõem e revelam a vida em comunidade através dos anos. 

Vida aliás peculiar porque as habitações (ou cubículos) não tinham portas como as que conhecemos. Elas tinham acesso pelos tetos, através de escadas. Não era uma comunidade murada o que talvez significasse que não temiam invasões humanas, mas talvez se protegesse de animais. Perguntas. Muitas já que não existem registros que nos respondam de forma cabal os porquês daquelas pessoas. 

Seus totens, seus mortos, suas casas e pinturas nos acompanham em pesquisas. E hoje particularmente, em um almoço quase 7.000 anos depois de suas vidas. Isso é muito mágico. De certa forma nos une em humanidade, em seres que procuram estar juntos, em construir comunidades, em viver em cidades. 

Observar e tentar entender como se construíram as primeiras cidades, primeiro cenário proto-urbanístico, como bem definiu o prof. Dr. Francisco Marshall na sua fantástica palestra, talvez nos desvende o que procuramos ainda hoje nas nossas.


Cardápio

gastronomia da chef Carine Tigre.
 



Entrada
Tabule com mix de folhas e pesto de hortelã



Prato principal
Fatté de carne na coalhada com cevadinha e grão de bico




Sobremesa
Ataif de ricota e nozes com calda de flor de laranjeira


Fonte das imagens da cidade AQUI  
Fotos do almoço Elenara Stein Leitão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

Processo da Arquitetura

DIREITO À PAISAGEM

10 motivos para NÃO fazer arquitetura