Arquitetura, longevidade e o afeto como tecnologia

Imagem
Minha jornada é feita de arquitetura, escritas, buscas de pesquisadora e o ato de comunicar. Tudo junto. Amalgamado. São essas as moradas onde habito e onde meus sentimentos criam raízes.   Entre plantas baixas, livros, encontros intergeracionais e projetos coletivos, fui encontrando um eixo comum: o afeto como tecnologia humana. Esta percepção sustenta meu trabalho e define minha atuação entre a técnica e a escuta, entre os espaços e a cidade que temos e os que precisamos construir. Fundamentos Técnicos e o Olhar para o Futuro Sou arquiteta formada pela UFRGS (1982), com especialização em Engenharia de Produção focada na construção civil pela mesma instituição (1998). Esta base técnica me permite atuar com precisão na criação de ambientes seguros, onde o desenho arquitetônico serve como suporte para a autonomia ao longo da vida.  Minha prática profissional hoje é dedicada à pesquisa em gerontoarquitetura e ao conceito de aging in place, a capacidade de viver em sua própr...

8 Tiny cabanas para inspirar sua alma

Na esteira das mudanças de anseios pelas quais passa a humanidade, vemos o incremento das chamadas "tiny houses". Tiny vem do inglês muito pequeno, e assim foram batizaram casas ou cabanas com pouquíssimo espaço e muito aproveitamento. Seja para casas de veraneio, espaço de trabalho ou mesmo para residir, a experiência de viver apenas com o indispensável, parece ser das tendências mais interessantes dos tempos atuais. Até porque contrapõem de maneira bastante enfática toda uma sociedade de excessos em consumo e usos.
Separei aqui 8 exemplos de tiny cabanas que são altamente inspiradoras para alimentar essa ideia de forma prática. Muitas delas são vendidas como forma pré-fabricada. 

arquitetando ideias

A primeira delas é aVOID. Com 8 metros quadrados, o jovem arquiteto Leonardo di Chiara projetou uma pequena casa, inspirada em barcos de sua infância. Pode ser acoplada a um trailer e, por meio de dobragens consegue múltiplas possibilidades de uso. E ainda conta com um mirante/janela na parte superior, acessado por uma escada alocada dentro de uma parede.  
.

Como um quarto de hospedes, temos o casulo 
LumiPod. Enxuta, mas com um conceito de luxo, pode ser montada em dois dias e conta com uma suíte com todo o conforto possível que pode ser colocada em qualquer lugar agradável. Revestido no interior com compensado e painéis japoneses shou-sugi-ban no exterior, pode ser conectada à redes de infraestrutura previamente feitas ou existentes. 




Projetada com um conceito inspirado no wabi-sabi, esta cabine pré-fabricada da Koto serve como espaço de trabalho que pode ser colocado em qualquer quintal. O revestimento externo é escurecido com o processo japonês que ajuda a proteger a madeira, chamado de Shou Sugi Ban, que é usado para proteger a madeira das intempéries.

“Wabi-sabi é o remédio perfeito para o ritmo frenético de hoje e a obsessão com o perfeccionismo. Dentro da escultura de madeira, a luz é refratada de muitos ângulos da estrutura para evocar uma sensação de abrigo e calor. ”

Theo Dales - Sócio fundador da Koto.


Uma pequena casa com todo o conforto e com o quarto em vidro, ao pé do vulcão mais ativo da Islândia, parece uma aventura saída de uma série muito especial. Imagine dormir vendo este espetáculo de céu. Obvio que dormir é força de expressão porque a vontade seria de passar horas só observando. Criação dos irmãos estonianos Andreas e Jaak Tiik com a sua empresa, a ÖÖD Homes. 




Um acampamento com uma Tiny -A Frame Cabin em uma floresta é tudo o que se possa querer para um passeio formidável. Ideal para duas pessoas, elas possuem uma ampla parte translúcida que pode ser aberta proporcionando um contanto ímpar com a natureza.  


Uma minúscula cabana em madeira de 9 m² na parte interna é produzida no Japão pela Muji Hut. Uma área externa em forma de varanda acrescenta mais 3 m² ao espaço. A madeira externa é protegida usando o sistema usado na indústria naval japonesa.  



Um refúgio na Tasmânia, projetado pelos arquitetos da Maguire + Devine Architects. Com origem chinesa, a cliente desejava um desenho minimalista, praticamente sem mobília. A única permitida era uma mesa baixa e um colchão no mezanino. 


Tiny Cabin é um projeto de opção de moradia sustentável fabricado pela Tecno Fast. São de rápida entrega, podem ser colocadas em qualquer local, podendo servir como residência ou opção de hospedagem de aluguel. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Calungas, a representação da escala nos desenhos

O Constructo e o Rosto