Bairro flutuante e sustentável na Holanda

Que tal morar em um bairro sustentável e sobre as águas? Já existe em Amsterdã, na Holanda, um bairro assim, criado pelos seus habitantes. Seu nome é Schoonschip - o termo holandês para “navio limpo”.


Um projeto ainda pequeno, 46 casas autossuficientes em 30 arcas flutuantes.  As residências são aquecidas por painéis solares e bombas de calor, possuem telhado verde e logo as águas residuais dos banheiros será aproveitada em energia.


O escritório Space & Matter foi contratado para desenvolver o plano urbano para o bairro sobre as águas. 

Desenvolveram um projeto comunitário de comunidade inteligente circular que resultou nas 30 arcas que ligam as casas ao bairro com todas as infraestruturas técnicas necessárias para o funcionamento da comunidade. 

Os moradores fizeram as casas com os arquitetos de suas preferências. 

Além do planejamento urbano, Schoonschip é também sustentável no aspecto social: seus moradores atuam em comunidade para melhorar e coordenar seu bairro. Compartilham carros elétricos comunitários ao invés de terem carros particulares.  

"Schoonschip demonstra como bairros circulares podem ser criados por residentes, assumindo a responsabilidade por seu consumo de recursos e resíduos, e trabalhando juntos para alcançar o fechamento do circuito local."



Nos siga também nas redes sociais

Twitter Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros