Bairro flutuante e sustentável na Holanda

Que tal morar em um bairro sustentável e sobre as águas? Já existe em Amsterdã, na Holanda, um bairro assim, criado pelos seus habitantes. Seu nome é Schoonschip - o termo holandês para “navio limpo”.


Um projeto ainda pequeno, 46 casas autossuficientes em 30 arcas flutuantes.  As residências são aquecidas por painéis solares e bombas de calor, possuem telhado verde e logo as águas residuais dos banheiros será aproveitada em energia.


O escritório Space & Matter foi contratado para desenvolver o plano urbano para o bairro sobre as águas. 

Desenvolveram um projeto comunitário de comunidade inteligente circular que resultou nas 30 arcas que ligam as casas ao bairro com todas as infraestruturas técnicas necessárias para o funcionamento da comunidade. 

Os moradores fizeram as casas com os arquitetos de suas preferências. 

Além do planejamento urbano, Schoonschip é também sustentável no aspecto social: seus moradores atuam em comunidade para melhorar e coordenar seu bairro. Compartilham carros elétricos comunitários ao invés de terem carros particulares.  

"Schoonschip demonstra como bairros circulares podem ser criados por residentes, assumindo a responsabilidade por seu consumo de recursos e resíduos, e trabalhando juntos para alcançar o fechamento do circuito local."



Nos siga também nas redes sociais

Twitter Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha