MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Puxadinho impactante com vigas de madeira

​​Frank Clementi e Julie Smith-Clementi

O que acontece quando um casal de arquitetos resolve fazer um puxadinho com garagem e quartos em sua antiga casa? Julie Smith-Clementi e Frank Clementi, do Los Angeles Rio Clementi Hale Studios, projetaram uma estrutura que ao mesmo tempo causa estranhamento e beleza. Vista isolada a estrutura de dois andares, completamente envolvida por poderosas estruturas verticais de madeira bruta sugere uma curiosidade aos olhares transeuntes. 
​​Frank Clementi e Julie Smith-Clementi

Quando o olhar se amplia ao contexto, a curiosidade ou perplexidade se torna maior. Aparentemente sem harmonia com a antiga construção, o adendo parece no entanto, completamente adequado à ela. 
 
​​Frank Clementi e Julie Smith-Clementi

A casa já vinha de outras reformas e para essa nova adição, tentaram ser o mais honestos possíveis, fazendo o que chamaram de "uma caixa cercada de uma paliçada de vigas". Sim, todos os elementos são estruturais, ou seja, não são fakes ou colocados apenas para efeito estético. Todos tem uma função, inclusive anti sísmica, importante na área onde foram construídas. E ao mesmo tempo oferecem um ambiente de conforto e beleza internos.
 
​​Frank Clementi e Julie Smith-Clementi

Internamente os espaços refletem a pureza do que representam. A boca da lareira se move para aquecer o quarto e a área ao lado. Os imensos panos de vidro trazem luminosidade, os móveis de madeira e a escada se harmonizam com os outros ambientes da casa, ao mesmo tempo que organizam e mostram elementos de estrutura. Nada é escondido e ao mesmo tempo é leve e elegante.
 
​​Frank Clementi e Julie Smith-Clementi

​​Frank Clementi e Julie Smith-Clementi

Saiba mais sobre a casa AQUI

​​Frank Clementi e Julie Smith-Clementi

Nos siga também nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros