MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

RIO Capital Mundial da Arquitetura UNESCO.UIA

todos os direitos reservados

A cidade do Rio de Janeiro já foi chamada de Cidade Maravilhosa e olhando onde se localiza, nesta foto de Paulo Stein, entendemos bem o porquê dessa denominação. Agora a capital carioca é também Capital Mundial da Arquitetura, título concedido pela Unesco e pela União Internacional de Arquitetos, para a cidade que é a sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetos.

Com uma arquitetura integrada à bela paisagem, o Rio de Janeiro tem mostras de um rico passado arquitetônico com obras que remontam à vinda da família imperial, aliados à parques que valorizam sua privilegiada natureza. Presentemente olha para o futuro com edifícios e intervenções urbanísticas que valorizam sua história e seu potencial turístico.

Foto gratuita do Pixabay
Palácio do Catete - Rio de Janeiro
  
Com todo este potencial será palco de debates sobre arquitetura, construção, habitação, cidade, infraestrutura, mobilidade, urbanismo, cultura, planejamento urbano, aliados ao tema geral do congresso – Todos os Mundos. Um Só Mundo. Arquitetura 21.

Foto gratuita do pixabay
Obras arquitetônicas do Rio de Janeiro
Uma oportunidade única de reunir profissionais e estudantes, população e movimentos sociais para uma reflexão sobre os espaços da cidade e os rumos que queremos todos para elas, e consequentemente, para todos nós que as habitamos.



UIA2020Rio - 27º Congresso Mundial de Arquitetura

19 a 23 julho de 2020 - inscrições aqui

Foto gratuita do pixabay
Museu do Amanhã - Rio de Janeiro
Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros