Palavra de Arquiteto - indicação de livro

Sabe aquele livro que a gente guarda na cabeceira para ler sempre que der vontade? Abre uma página e reflete sobre a mesma? Ou lê de uma vez e pinça as singularidades dos discursos de cada profissional? É o caso do Palavra de Arquiteto, um trabalho de compilação de frases de arquitetos de  Laura S. Dushkes, bibliotecária de um escritório de arquitetura nos EUA.

Duas frases me chamaram a atenção das suas justificativas para fazer este livro:

...queria mostrar como a forma de abordagem e opiniões podem variar radicalmente sobre um mesmo conjunto essencial de questões...   


"E a esperança de que cada uma dessas conversas esclareça o que foi importante para os arquitetos ao longo de eras e ao redor do mundo"
 Um livro que aborda a arquitetura de uma maneira diversa a que estamos, em geral, acostumados a ver. Não em traços, perspectivas, plantas e desenhos. Mas na maneira como cada arquiteto e arquiteta via sua obra, suas opiniões sobre assuntos da profissão e da vida. Mais que uma coletânea de citações que a gente pega e coloca em instagrans e redes sociais para ganhar curtidas, as frases instigam a conhecer mais a vida de quem as proferiu. Sondar para ver o quanto delas se reflete em suas obras. Entender que na Arquitetura, como na vida, as opiniões sobre um mesmo tema podem ser divergentes e levar à concepções diversas. Porque um arquiteto planeja um edifício de uma forma e outro pode chegar a um resultado tão diferente. Como as visões de mundo podem alterar as trajetórias de projetação?


"é difícil falar de uma obra sem escutar o arquiteto. E se não podemos escutar a sua voz, sem ler as suas propostas para aquele projeto. E aí chegamos a uma questão interessante. Arquitetura também é palavra." Elenara Leitão


Também é interessante perceber como essas posições podem mudar ao longo da vida profissional e da experiência de projetar e executar. No caso de Zaha Hadid, sua frase me marcou porque a vi dar uma palestra em uma bienal de Buenos Aires no início da década de 90. Ainda era uma promessa na Arquitetura e seu trabalho era muito mais teoria. Até gerou um debate entre nós do que seria arquitetura. A obra concluída e seus efeitos? O projeto no papel? Um assunto ainda hoje que rende boas visões, cada um com a sua.



Me chamou a atenção, porém, as poucas frases de mulheres arquitetas. Há um tempo atrás fiz uma postagem sobre isso e naquela época foi bem difícil de achar... Talvez um campo a ser explorado, debruçar mais sobre o olhar feminino na arquitetura. Fica como sugestão para quem quiser abraçar a ideia. #ficaadica



Palavra de arquiteto: Citações, ironias e doses de sabedoria - Laura S. Dushkes
Se existe algo de que os arquitetos gostam mais do que projetar edifícios é de conversar sobre arquitetura. Seja refletindo sobre suas inspirações (uma folha de papel em branco, o sol batendo em um lado de um edifício), dividindo seus conhecimentos (sobre materiais, colaborações, clientes e restrições) ou partilhando uma anedota inteligente, os arquitetos são um bom tema. Palavra de arquiteto é um vistoso compêndio de citações de mais de cem das mais obstinadas mentes projetistas da história. Emparelhadas em páginas espelhadas —como convidados de um jantar de gala—, essas citações transmitem uma notável profundidade e diversidade de pensamento. Ora sábia, ora divertida, esta elegante joia de livro é o presente perfeito para arquitetos e estudantes, e inspirará todos os que têm curiosidade sobre as ideias e as personalidades que ajudaram a moldar o nosso mundo construído.
Gostou? Tem alguma sugestão?

Comenta e conta para a gente a tua opinião.
Nos siga também nas redes sociais
Twitter
Flipboard
Facebook
Instagram
Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros