6 Frases de Arquitetas

Mais um Dia Internacional da Mulher. Aparentemente (e felizmente) as felicitações com flores e elogios estão dando lugar à mais reflexões sobre o papel da mulher na sociedade.

Tipo assim: Bonita, gostosa e talentosa eu sei que sou, quero é reconhecimento e respeito igual ao que qualquer homem recebe.
 
Ah, mas não tem? Tem não!!! E não me venha com essa história de meritocracia ou de que se eu não tiver filhos, nem família, me comportar direito, vou concorrer em igualdade de condições como dizia uma pesquisa safada polêmica que andaram espalhando por aí um tempo atrás.

Um exemplo: fui procurar frases de arquitetas e adivinhem? Foi bem difícil de achar. Lógico que se eu fizer uma pesquisa mais aprofundada talvez consiga reunir bem mais. Mas vá procurar frases de homens arquitetos. O Google te responde com milhares de páginas. E até de homens falando sobre as mulheres. Mas e o discurso feminino? Mulheres falando do seu trabalho? Além de Zaha Hadid ? 

Não. Não é tão simples assim. Mulheres ainda não conseguem ter uma representatividade nas vitrines da profissão. Parece que lhes são destinados os trabalhos de formiguinha, de parceria. E quando o escritório é premiado, quem ganha holofote é o homem. E sim, ainda é a regra.


Frases de arquitetas


Abaixo algumas frases que consegui reunir de algumas arquitetas famosas.

Zaha Hadid"Se você quer uma vida fácil, não seja um arquiteto. Pergunte a qualquer um em meu escritório. Você tem que trabalhar o tempo todo. Se você quer um emprego das nove às cinco e ir para casa e relaxar, simplesmente não faça arquitetura. "
Lina Bo Bardi Sobre o Museu de Arte de São Paulo (Masp): “A beleza em si não existe. Existe por um período histórico, depois muda o gosto. Eu procurei, no Museu de Arte de São Paulo, retomar certas posições. Não procurei a beleza, procurei a liberdade. Os intelectuais não gostaram, o povo gostou: ‘Sabe quem fez isso? Foi uma mulher!’”

Denise Scott Brown “Eles não me devem um prêmio Pritzker, mas uma cerimônia de inclusão no Pritzker. Vamos saudar a noção de criatividade conjunta”
Anne Tyng:"O maior obstáculo para uma mulher na arquitetura hoje é o desenvolvimento psicológico necessário para libertar o seu potencial criativo. Para possuir suas próprias ideias sem culpa, desculpa, ou modéstia envolve a compreensão do processo criativo e o chamado princípio 'masculino' e 'feminino'. Como eles funcionam em criatividade e nas relações homem-mulher "- in 1989,. Arquitetura: um lugar para mulheres

Norma Merrick Sklarek"Na arquitetura, eu não tinha absolutamente nenhum modelo. Estou feliz hoje para ser um modelo para os outros que se seguem."

Odile Decq"Eu tento explicar para as mulheres jovens que a prática de arquitetura é realmente complicada e é muito difícil, mas é possível. Descobri cedo que para ser um arquiteto você tem que ter um pouco de talento e um máximo de determinação e não se concentrar nas complicações. "- Uma conversa com: Odile Decq , Architectural Record , em junho de 2013, © 2013 McGraw-Hill. T


Leia também:


 

Gostou? Tem alguma sugestão?  
Comenta e conta para a gente a tua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros