De redes fantasmas a conchas - transformando o lixo plástico dos mares

Redes de pesca que pousam no fundo do mar são um grande problema ambiental e, dentre os plásticos nos oceanos, é considerado o detrito mais mortal, muitas espécies marinhas se enrolam em seus fios e perecem. O projeto Segunda Natureza (Second Nature) do estúdio holandês The New Raw desenvolveu, com materiais recolhidos do mar, uma série de objetos por impressão 3D para aumentar a conscientização sobre esse grave problema.

O processo começou na Grécia onde uma equipe conjunta de designers e mergulhadores e pescadores recolheu material descartado no mar. Eles foram separados e transformados em filamentos para serem usados na impressão 3D.


“Por natureza, a geometria de conchas se adapta aos métodos de camada por camada das tecnologias de impressão 3D. Em vez de replicar suas formas naturais, a versão impressa em 3D representa sua entidade geograficamente deslocada e incorpora os desafios ambientais atuais.” (fonte)



O processo foi mostrado em um curta metragem (que pode ser visto AQUI) e além das conchas, foram criados outros objetos para mostrar como o lixo que atrapalha a vida nos mares, pode se transformar em objetos belos e mais úteis.

Fotos: site The New Raw

PS: Uma prima me mandou um link precioso de uma artesã que faz trabalhos lindos com redes de pesca em Santa Catarina. Vai lá ver!!! Nara Guichon Têxtil

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros