Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Mini studio em 12 m2

Vocês tem noção do que seja 12 m2? Um quarto , hoje talvez um quarto até razoável, mas mesmo assim um espaço pequeno para abrigar todas as funções de um studio, mesmo pequeno. Foi o desafio que a arquiteta francesa Julie Nabucet resolveu em Paris.

Como ela fez isso? Usando do velho estratagema de combinar um bem cuidado projeto de marcenaria (que não saiu barato) com um tablado onde escondeu a cama e posicionou uma mini cozinha e um micro banheiro.

 Como em todo micro espaço, todas as funções são muito bem pensadas e planejadas de forma enxuta. E as separações são com vãos que permitam a separação física sem barrar a luz.

 Entre a sala/dormitório temos uma estante vazada que serve para acomodar livros e microondas. 

 A instalação hidráulica serve tanto para a cozinha como para o banheiro, sendo que a pia foi colocada fora do recinto, na mesma bancada da cozinha, com separação por uma estilosa divisória. O espelho é móvel e pode ser usado quando necessário.


Móveis que se transformam, escadas que guardam gavetas, tudo milimetricamente pensado para ampliar o espaço muito pequeno.  
Interessante? Sem dúvida. Engenhoso também. E relativamente caro já que o projeto tem que ser muito bem pensado e a execução tem que primar pela qualidade para não emperrar ao longo do uso. Vale a pena? Em Paris onde o m2 deve ser astronômico, creio que sim. Quem usaria? Alguém sem muitos amigos, que viva relativamente só e que faça questão de morar nesses pontos por comodidade ou utilidade. Mas são soluções. 




Vejam mais projetos compactos AQUI


Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros