O mito da vida e morte e a Primavera nas nossas casas

Conta a lenda que uma jovem chamada Perséfone, filha dos Deuses, corria célere pelos jardins, espalhando flores e beleza pelo mundo. E dizem também que tudo era uma eterna primavera, cheia de poesia e candura. Como todo ciclo de leveza leva à outro de escuridão, tanta maravilha encantou um ser das trevas que por ela se apaixonou. Um tal de Hades que era Deus dos mundos subterrâneos e usou de um estratagema não apenas para atrair a jovem Perséfone para o seu reino de escuridão, como usou de outro para mante-la cativa lá para sempre.
Ele, em seu sentimento egoísta não se deu conta que levara trevas ao mundo exterior, que necessitava da leveza e liberdade que a jovem espalhava com a sua existência. E não apenas ela, mas sua mãe que irrigava a vida. Tal caos se espalhou que o grande Deus Zeus, que tinha feito um acordo secreto para que Hades ficasse com Perséfone, intercede para que ela volte. Mas e sempre há um mas nessas histórias, não se brinca com a escuridão impunimento e resta à Perséfone uma pena: volta uns tempos para alegrar a terra de fora e fazer com que sua mãe Deméter a encha de vida. E em outros tempos iguais volta às trevas para aprender a não brincar com o mal.
Desse mito contado de forma bem livre por mim vemos a dualidade da vida e morte e da passagem das estações como contada na tradição grega e romana.
Uma excelente representação do caso é feita por pelo escultor Gian Lorenzo Bernini em O Rapto de Proserpina, cujos detalhes magníficos em mármore vemos abaixo. 
 Em nossas vidas e casas o simbolismo da primavera também se faz presente em forma de mais cores e plantas que remetem à renovação e fertilidade que traz sempre uma esperança de novas colheitas e novos tempos de fartura e felicidade. Como os que apresento como inspiração abaixo. 
Sainsburys Home Spring Summer 2018 preview collection.  
NY Now Spring 2018 show



Cores em acessórios fazendo a diferença em um ambiente primaveril

Uma cadeira com estofamento floral e apoio colorido faz o efeito de frescor na decoração

Wabi sabi sempre representando a continuação e transição entre o que foi e o que continua

Sainsburys Home Spring Summer 2018 preview collection
Nos siga também nas redes sociais



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros