Pular para o conteúdo principal

13 abrigos feitos por arquitetos para gatos sem teto

Em um mundo tão cheio de desigualdades e onde uma parcela bem pequena da população detém uma grande quantidade de bens e privilégios, soa até como provocação que arquitetos sejam chamados para projetar abrigos de gatos sem teto.
 
Mas a paixão pelos pets parece ser uma tendência de nossos tempos e é bom que assim seja. Cuidados com animais revelam compaixão com a vida e que essa compaixão se estenda mais e mais. Para mais bichos e humanos. 

O evento Arquitetos para Animais busca arrecadar fundos para a FixNation que ajuda na castração e pulverização dos gatos desabrigados. E há colônias imensas desses bichanos pelas cidades, sendo que em Los Angeles se encontram das maiores delas.  

Vários escritórios de arquitetos famosos foram mobilizados e chegaram às treze soluções que mostro aqui abaixo:

Abramson Teiger Architects 

A primeira das soluções deste escritório são três tubos cruzados que formam abrigo e brinquedo para os felinos. 

A segunda solução é uma imensa bola de barbante como se fosse aquela brincadeira de correr atrás da linha.

 CallisonRTKL 


Um triângulo que eles dizem se inspirar em catedrais. Para mim parece uma inspiração estelar, algo meio Star Trek, não concordam?

d3architects 

Uma proposta de reciclagem com ar de pegada industrial. Um duto de ar condicionado usado que forma labirintos e uma cama suspensa no meio. Inusitado.

ES-EN-EM 

Esteticamente interessante, um origami em forma de gato, feito de madeira compensada com uma cor chamativa. Tem abrigo interno. Minha dúvida é se os felinos irão gostar.... 

Associação de Formação , Terremoto Landscape 

Um elemento que parece ter saído da natureza com uma estrutura em plástico reciclado fibroso que absorve água preenchido com musgo espanhol e grama coreana. Uma proposta deveras universal para os bichanos. Mas algo me diz que eles serão atraídos.

HKS 


Bastante obvio, um abrigo que lembra um peixe de madeira compensada. Lúdico, sem dúvida e com casinhas para atrair passarinhos. Sei não, mas este detalhe de chamar os penantes me pareceu meio cruel. 

HOK 

Uma solução simples e eficaz se bem conheço a psicologia felina. Tubos forrados com feltro e empilhados juntos por uma material térmico fazendo com que o ambiente fique quentinho. Já estou ouvindo os ronrons. E vocês? 

Knowhow Shop 

Uma base de penas com uma estrutura esquisita por cima. Pode que funcione. Gatos são esquisitos mesmo.

Kollin Altomare Architects

Impactante. Um grande W colorido com um bastão de arranhar.

Perkins + Will 

Bobinas coloridas que podem assumir variadas formas. Parece divertido. Mais brinquedo que abrigo.

Stantec 

Simpático. Uma lira sobre uma tábua de madeira. Não entendi a função do abrigo, mas de repente pode sair um bom som...

Standard Architecture

Aliens gatos se preparando para dominar o planeta Terra!!! Ou apenas duas metades de uma estrutura em concreto com pernas de latão e uma espécie de brise de madeira que pode ser aberto ou fechado conforme a necessidade.

E aí? Gostaram? Vi a reportagem AQUI

Fotos: Meghan Bob Fotografia

Veja também:


Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…

O que seria o tal conceito no projeto de arquitetura?

Uma das coisas mais importantes para que uma edificação possa ser considerada arquitetura é ter um conceito, uma proposta. E isso só é possível se existir um programa para AQUELE problema, AQUELE cliente, AQUELE terreno. É a partir desses condicionantes que o arquiteto pode gerar uma solução que seja a mais adequada possível. Elenara Leitão - arquitetura é mais que desenho.Tenho para mim que um dos maiores desafios da profissão arquitetura seja definir com consistência um conceito e segui-lo com coerência até o resultado final. 
Mas o que seria exatamente o conceito de um projeto arquitetônico?Há quem o defina como a ideia mestra que vai nortear as decisões projetuais. Aquela ideia que surge da reflexão sobre os condicionantes estudados para muitos. Ou um insight milagroso que surge da mente do projetista e que vai gerar formas ou padrões que tragam algum significado, para outros.

Podemos ver pelas frases de arquitetos muitas de suas ideias mestras que geraram os conceitos de seus proje…