MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Pavilhão Ellipsicoon - um espaço para a mente

Hoje estava lendo um artigo muito interessante que corrobora o que já tinha lido e experienciado há muito tempo: o elo entre a meditação e a respiração que controla a mente. Por saber disso sempre procurei mostrar aqui no blog uma série de espaços onde se pudesse relaxar, meditar ou simplesmente se deixar ficar gozando a vida e a natureza. 

Dentro deste espírito está este pavilhão com forma arredondadas e convidativas à que nele se mergulhe e se descubra sensações e formas. É o Ellipsicoon, um projeto de Ben Van Berkel do UNStudio.


É um projeto que une tecnologia ao projetar digitalmente e artesanato na execução por profissionais muito bem preparados para trabalhar com os fios de polietileno de alta densidade 100% reciclável (HDPE).
 Um pavilhão de retiro com cerca de 15 m2 cujas formas foram pensadas para que o usuário possa passar pela experiência de intercalar espaços íntimos e abertos, entrando como se fora em um organismo e se permitindo sair do cotidiano e até "ruminar" sobre o seu próprio interior. Espaço de ruminação li no site do designer, e adorei a definição. Um lugar como ele define onde a "imaginação possa assumir o controle" 

O Ellipsicoon oferece um lugar de desengajamento temporário, onde os aspectos práticos, deveres e interrupções da vida cotidiana podem desaparecer momentaneamente e a imaginação pode assumir o controle ”. Ben Van Berkel

fonte : archinect

Nos siga também nas redes sociais

snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros