MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Sir BV Doshi - vencedor do Pritzker 2018


Vencedor de 2018 do Prêmio Pritzker,  o Nobel da Arquitetura, o arquiteto indiano BV Doshi tem uma vasta carreira com uma produção arquitetônica de peso. Trabalhou como estudante e colaborador com Le Corbusier e Louis Kahn.


Sangath (Ahmedabad, Índia, 1980)
Ao longo dos anos, Balkrishna Doshi sempre criou uma arquitetura sóbria, jamais extravagante ou em busca de tendências. Com um profundo senso de responsabilidade e um desejo de contribuir com seu país e seu povo através de uma arquitetura autêntica de alta qualidade, realizou projetos para administrações e serviços públicos, instituições educacionais e culturais e residências para clientes particulares, entre outros. (juri do Pritzker)
HUSSAIN-DOSHI GUFA
Resgatei um vídeo do TEDX na Índia onde "ele explica que a criação só pode acontecer se tivermos paciência. Nós sempre devemos explorar e tentar algo novo diariamente. Há muito a aprender com a natureza e especialmente as árvores. AME sua vida. Seja generoso. Seja aventureiro e explore."



Gostou? Compartilhe em suas redes sociais 
Nos siga também nos outros canais

snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura